Dominion – (Domínio)

0

“Dominion”, um documentário vegano, estreia em março/2018 em Melbourne, na Austrália.

Escrito e dirigido por Chris Delforce, o filme tem como produtor executivo Shaun Monson – criador do renomado documentário “Earthlings” (Terráqueos). A narração é de Joaquin Phoenix e Rooney Mara.

Dominion é a continuação do documentário “Lucent”, de 2014. Lucent se concentra principalmente na indústria australiana de suinocultura. Já Dominion tem um escopo muito mais amplo com um relato abrangente das inúmeras maneiras pelas quais os animais são usados e abusados na Austrália. Expondo o lado sombrio da pecuária moderna através de drones, câmeras escondidas e portáteis, e explorando seis facetas primárias de nossa interação com os animais – de estimação, vida selvagem, pesquisa científica, entretenimento, vestuário e comida – o filme questiona a moralidade e a validade do nosso domínio sobre o reino animal.

Escritor e diretor de “Dominion”, Chris Delforce fala sobre o filme

“Domínio para mim é a ideia de um grupo ou entidade exercer controle, poder ou autoridade sobre outro, sob a crença de que eles têm o direito de fazê-lo. Muitas vezes, essa crença parece derivar da percepção de auto-superioridade.

Através deste filme, eu desafio a noção de que os animais são inferiores e que nós, seres humanos, temos o direito de usá-los e tratá-los como desejamos para nossos próprios fins. Examino brevemente como esse complexo de superioridade existe e domina alguns aspectos da humanidade, ideologias mais sombrias. Peço aos telespectadores que considerem as semelhanças entre racismo, sexismo e especismo.

Indústrias que lucram com a exploração e abuso de animais se escondem atrás de um muro de sigilo. Eles sabem que, se os consumidores vissem por si mesmos o que realmente ocorre na produção de carne, laticínios, ovos, couro, etc., deixariam de ser consumidores. Então, essas indústrias deixariam rapidamente de existir.

Nos meus 7 anos como ativista animal, trabalhei para derrubar esse muro, para forçar a transparência nesses sistemas verdadeiramente horríveis.

O filme Earthlings (Terráqueos) foi uma enorme inspiração para mim. Vi o imenso efeito que ele tem no mundo todo. Mas, muitas vezes, ouço a desculpa de que “não acontece na Austrália” ou que a sua filmagem é muito antiga. Então eu queria fazer algo novo, algo a ser lembrado no mito de que a Austrália é “gentil” com os animais que ela usa e elimina de forma tão brutal. Ao mesmo tempo o filme deixa claro que essas práticas e atitudes são padrão em todo o mundo e representam um problema muito maior.

Dominion começa com uma visão geral da criação de suínos – basicamente uma versão compactada de “Lucent”. Mas as imagens são mais recentes e muito melhores/mais claras. Por exemplo, desde o lançamento de “Lucent”, surgiu um grande volume de novas imagens das câmaras de gás usadas nos matadouros de suínos. “Dominion”, então, passará a dar um tratamento similar aos outros animais regularmente usados e maltratados na Austrália.” (Chris Delforce, escritor e diretor de “Dominion”)

Assista ao trailer oficil de “Dominion” a seguir:

Ficha técnica:

– Nome: Domínio
– Gênero: documentário
– Escritor e direitor: Chris Delforce
– Data de lançamento: março/2018

Não há previsão de exibição no Brasil.

*Fonte e imagens: http://www.dominionmovement.com/



Deixe seu comentário