Empresa italiana está fazendo seda vegana sustentável de frutas cítricas

0

Uma marca de moda italiana está criando produtos com seda vegana à base de frutas cítricas. A matéria-prima é proveniente de restos de subprodutos da indústria de suco, reaproveitando milhares de alimentos que seriam descartados no meio ambiente. O tecido sem ingredientes de origem animal vai ajudar a salvar a vida de bichos-da seda, que são cruelmente explorados.

*Por Kat Smith para o LiveKindly

A Conferência sobre o Futuro da Moda de Los Angeles apresentou têxteis novos, inovadores, sustentáveis, éticos e livres de animais, que podem moldar o futuro da moda nos próximos anos. O evento destacou uma série de marcas que criam alternativas veganas para o couro, como a Orange Fiber. A empresa, que é da Itália, produz seda à base de frutas cítricas.

A Orange Fiber fabrica seda sustentável à base de frutas cítricas dos subprodutos da indústria de suco, economizando centenas de milhares de toneladas de restos dos alimentos que provavelmente acabariam em um aterro sanitário. A empresa afirma fazer o “primeiro tecido cítrico sustentável do mundo” e prevê que seu produto seja usado para fazer moda de luxo.

A fibra vegana da Orange Fiber pode ser tingida ou impressa, opaca ou brilhante. “Estamos orgulhosos de ter identificado e desenvolvido uma tremenda oportunidade para a aplicação da ecologia industrial, reduzindo o desperdício e a poluição, transformando os subprodutos do suco cítrico em algo novo e sustentável”, afirma a marca.

A Orange Fiber também está poupando os bichos-da-seda da crueldade. O processo tradicional de fabricação do tecido culmina na morte desses insetos, enquanto estão adormecidos em seus casulos.

Seda vegana ainda é pouco produzida no mundo da moda

Apenas um punhado de empresas criou sua própria versão de seda que poupa a vida das criaturas. A startup Bolt Threads fabrica um material chamado MicroSilk a partir de levedura, que replica a seda. Em 2017, a estilista britânica Stella McCartney apresentou um vestido feito inteiramente de seda sem crueldade, em Nova York.

A Orange Fiber tem sido reconhecida por sua missão e inovação sustentável várias vezes. Em 2016, a marca ganhou o Prêmio Global de Mudança, apresentado pela Fundação H & M, uma organização sem fins lucrativos que trabalha em escala global para melhorar as condições de vida das pessoas por meio da inovação.

A seda vegana da Orange Fiber tem sido apresentada em várias coleções de várias marcas, incluindo a Salvatore Ferragamo. Também foi destaque na “Vogue Italia”.

*Fonte: LiveKindly

*Imagem: Orange Fiber



Deixe seu comentário