O rei de qual show?

0

*Por Carol Zerbato

Ironia ou não, a música “This is me” – “Este sou eu”, em tradução livre – ganhou o Globo de Ouro de melhor canção original na noite do último domingo, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A melodia embala o filme “O Rei do Show”, que, segundo a sinopse da crítica, conta a história de P. T. Barnum, um precursor do show biz.

Na verdade, P. T. Barnum foi o precursor da exploração em forma de exibicionismo de animais e humanos – e quem já teve acesso à sua biografia sabe que isso nada tinha a ver com aceitação social.

Entretanto, contar uma história dessas sob uma trilha sonora incrível, com o empático Hugh Jackman no papel do explorador e uma produção impecável que rendeu ao longa duas indicações ao Globo de Ouro prova o quanto o show biz aprendeu direitinho.

Um dos fundadores do Ringling Bros. Circus, que fez sua última apresentação em maio do ano passado, Barnum não só foi o responsável pelo modelo de negócio que escravizou centenas de animais selvagens por mais de 100 anos, como também disseminou a cultura desse tipo de espetáculo por todo o mundo.

Barnum era conhecido como o “Príncipe das Falcatruas”. Assim que criou o circo itinerante com animais selvagens, o elefante Jumbo era a principal atração. Quando o animal morreu atropelado, mandou empalhar Jumbo e continuou a apresentá-lo como se nada tivesse acontecido.

Este era ele.

E atitudes como essa fizeram com que Barnum ganhasse um outro título, o de avô da publicidade.

Eu sou publicitária. E, assim como a indústria do cinema biográfico, vivo de envelopar histórias com embalagens bonitas. O que não significa enganar as pessoas. É como encapar um caderno: você pode encapá-lo para que fique mais bonito, mas não pode encapá-lo para tentar vendê-lo como uma caneta.

Logo, se ele é o avô da publicidade, eu sou a ovelha negra da família.

Carol Zerbato

*Carol Zerbato é publicitária, ativista pelos
direitos dos animais e criadora da Cachorra
Carol – histórias em quadrinhos que retratam as relações humanas sob a visão de uma vira-lata, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a causa animal. Contato: http://www.cachorracarol.com.br .

*Fonte: Ana Clara – Assessora de imprensa de Carol Zerbato

*Imagem de capa: Fox Film do Brasil



Deixe seu comentário