Ato acontece em São Paulo contra a exportação de animais, caça e rodeios

0

No próximo dia 08/07, acontece o ato contra a exportação de animais, caça e rodeios, na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento é organizado pelo grupo Nação Vegana Brasil. A concentração será no vão do MASP (Museu de Arte de São Paulo).

Os ativistas vão protestar pelo fim da exportação de animais pelos portos, contra a liberação da caça e pela proibição dos rodeios. Após a manifestação, haverá a performance itinerante “Porto Vergonha”, do grupo teatral VEDDAS, que será às 15h, na Praça dos Ciclistas, próxima à Consolação.

Exportação de animais, caça e rodeios

Animais

Os atos em protesto à exportação de animais, caça e rodeios estão crescendo no Brasil, despertando cada vez mais o interesse da sociedade civil e de alguns políticos ligados à causa animal, que estão se sensibilizando com as ações dos ativistas.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, os moradores da região do Porto de Santos denunciaram as condições de higiene que os bois estavam sendo submetidos, antes de embarcarem à Turquia. O assunto tomou grandes proporções e, desde então, diversos protestos têm sido feitos contra a exportação de animais vivos do país.

Após a situação polêmica, o deputado estadual Feliciano Filho criou o Projeto de Lei 31/2018, que visa proibir a prática. O PL ainda será votado na ALESP. Ele foi adiado em 26/06 e suspenso em 03/07 devido ao falecimento de um deputado.

Caça

Mesmo sendo proibida pela lei 5.197/1967, a caça no Brasil ainda é praticada em algumas regiões, devido à algumas aberturas na legislação. No entanto, a atividade está sendo banida totalmente em alguns estados, como na Paraíba. O estado proibiu recentemente a prática, com a criação do Código de Direito e Bem-Estar Animal, em junho.

Mais recentemente, o Governador Márcio França sancionou a Lei 16.784/18. A norma veta a caça de qualquer espécie de animal, em todo o estado de São Paulo.

Rodeios

Graças à mobilização de ativistas, muitos rodeios já foram cancelados pelo Brasil. Entretanto, a prática, que tem uma forte tradição cultural no país e há anos explora os animais para entretenimento, ainda não foi banida. Mas, a luta continuará, com muitos atos em todos os estados.

Serviço:

O que: Ato pelo fim da Exportação de Animais pelos Portos / Contra a liberação da caça / Pela proibição dos rodeios
Local: vão livre do MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo/SP
Data: domingo, 08/07
Horário: concentração às 11h, início às 12h. Horário previsto para término: 14h
Entrada: gratuita

Para mais informações sobre o ato e confirmar sua presença, acesse a página do evento no Facebook.

*Fontes: Nação Vegana Brasil; Licenciamento Ambiental; Folha de S. Paulo; O Eco

*Imagem: Nação Vegana Brasil

 



Deixe seu comentário