Fantástico estreia Vida Animal – Segunda Chance e mostra o trabalho de protetores da causa animal

0

No último domingo (10), o Fantástico, da rede Globo, estreou o programa Vida Animal – Segunda Chance. A nova série mostra o trabalho de protetores da causa animal e apresenta como é a rotina das pessoas que dedicam suas vidas em salvar animais que estão precisando de ajuda, resgate ou em situação de rua.

No começo do primeiro episódio, a apresentadora Giuliana Girardi acompanhou o socorro prestado pelo SAMU Animal a uma cadela que estava dando à luz em Campinas, interior do estado de São Paulo. O programa é uma iniciativa pioneira do município. Foi desenvolvido pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal – DPBEA, da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (saiba mais aqui).

O primeiro episódio revelou como o abandono de animais é comum no Brasil. Segundo a gerente de programas veterinários/ONG Proteção Animal Mundial, Rosângela Gebara, 90% dos animais de rua foram abandonados. “A cada 10 animais que a gente encontra, somente um nasceu na rua. 90% dos animais que estão nas ruas é devido à irresponsabilidade humana”, conta.

O programa exibiu também o trabalho de Marcelinho Protetor, que atua na zona norte de São Paulo. O voluntário resgata muitas vidas inocentes e ainda incentiva tutores a castrarem seus animais.

Vida Animal – Segunda Chance: programa apresenta os benefícios da castração

A castração é a principal ferramenta para controlar o número de animais em situação de rua. No entanto, ainda é temida por alguns tutores. O episódio acompanha o esforço do protetor Marcelinho, que insiste em convencer Geraldo, morador da comunidade Sapo, na zona norte de São Paulo, a castrar sua cadela. Depois de várias tentativas, o tutor da Cacau autoriza o procedimento.

De acordo com Rosângela Gebara, a castração traz diversos benefícios à saúde do animal. A cirurgia reduz a probabilidade das fêmeas desenvolverem câncer de mama, assim como evita o surgimento da piometra, uma infecção no útero. Nos machos, o procedimento diminui as chances de hiperplasia de próstata – inchaço da próstata, comum em animais idosos – e do desenvolvimento de tumores testiculares.

O programa ressalta a importância da castração e indica onde as pessoas podem castrar gratuitamente seus animais.

O primeiro episódio da série mostra, ainda, a atuação do GAVAA (Grupo de Apoio Voluntário aos Animais Abandonados).

Para assistir ao primeiro episódio completo da série Vida Animal – Segunda Chance, clique aqui.

*Fonte: Fantástico 

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário