Número de brasileiros que aderem ao vegetarianismo dobra em seis anos, diz Jornal da Record

0

No último sábado (24), o Jornal da Record destacou que o número de brasileiros que adotaram o vegetarianismo dobrou em seis anos.

A matéria começa mostrando a popularização dos hambúrgueres vegetais desenvolvidos em laboratório. Muitos deles são feitos a partir de soja, beterraba e batata.

De acordo com o empresário Leandro Mendes, os hambúrgueres à base de vegetais são produzidos para ter um sabor e textura que os consumidores estão mais acostumados, mas sem ingredientes de origem animal. O gosto destes alimentos, aliado à saúde, ao bem-estar animal e da natureza, tem conquistado os brasileiros.

A reportagem cita que, atualmente, há mais de 30 milhões de brasileiros vegetarianos. Essa parcela da população cortou todo tipo de carne da alimentação, sobretudo a bovina.

Muitos aderem à dieta vegetariana por razões ambientais, conforme a matéria exibe. “Sabemos o impacto da carne no meio ambiente e procuramos, de algum jeito, fazer com que a natureza sobreviva à espécie humana”, conta um dos entrevistados.

A reportagem destaca que entre 2012 e 2018 houve um aumento de 75% no número de brasileiros vegetarianos.

Um restaurante vegano em São Paulo registrou um crescimento significativo. O número de clientes dobrou em dois anos, segundo a matéria. O espaço serve 600 almoços por dia, em média.

“Quem gosta muito de animais, começa a conviver com pessoas engajadas e tem esse viés de proteção animal. Então, naturalmente acaba deixando de comer carne. Mas, a saúde é consequência, e acaba caminhando de mãos dadas”, explica um frequentador do local.

Vegetarianismo: procura por alimentos orgânicos também cresce

A matéria ressalta também que a busca por produtos orgânicos aumentou nos últimos anos. Uma rede de supermercados, exibida na reportagem, reserva um espaço exclusivo para alimentos que não levam agrotóxicos. A estratégia fez com que eles ficassem mais visíveis para o público e as vendas, consequentemente, aumentaram 20%.

A matéria mostra que a mesma empresa incluiu uma horta vertical em suas lojas, para que os clientes possam colher seus vegetais mais frescos. Há alimentos hidropônicos, conservados da mesma forma como vieram do produtor rural: com a raiz na água. Elas duram mais e geram menos desperdício, de acordo com a reportagem.

A matéria mostra que os empresários já estão buscando maneiras de deixar esses produtos mais baratos para o consumidor.

Confira a matéria sobre o crescimento do vegetarianismo na íntegra:

*Fonte e imagem: Jornal da Record

Você também pode gostar de ler:

Jornal da Globo destaca o crescimento do mercado vegetariano no Brasil

Revista PEGN destaca o crescimento do mercado vegano

Revista Veja destaca crescimento do veganismo e indica opções veganas para alimentação



Deixe seu comentário