Urso entrega bola a juiz em campeonato russo e também pode ser usado na Copa

0

Um caso de exploração animal chamou a atenção neste último fim de semana. O urso Tim foi utilizado de forma humilhante antes da partida entre Angusht e Mashuk, na cidade de Piatygorsk. O jogo era válido pela 3ª divisão do futebol da Rússia.

Controlado por um domador, o urso entrou no estádio e foi levado até os jogadores que estavam perfilados.

Ao chegar em frente aos atletas, o animal fez movimentos com as patas, como se estivesse batendo palmas para o público presente.

Após este momento, o urso segurou a bola e o árbitro a pegou de suas patas para começar a partida.

A exploração animal ficou configurada por vários motivos. Retirar um animal de seu habitat para realizar uma atividade que não condiz com seu comportamento natural, é puro exibicionismo. O animal estava com focinheira, certamente para conter algum comportamento “agressivo”. O que vemos no vídeo, é triste. Um urso totalmente domesticado, realizando performances para fazer pessoas rirem dele, se divertirem. Entretenimento animal nunca é divertido para a vítima, somente para quem a explora. Na verdade, é uma grande humilhação para o animal.

O urso foi adestrado para participar de um espetáculo, como se fosse uma apresentação de circo. Este ato apenas para chamar a atenção do público deve ser repudiado. É preciso levar em consideração o bem-estar e o direito do animal de se comportar como é de sua natureza. Ali, ele é somente uma vida explorada e escrava de seu tutor.

Urso usado em partida de futebol pode estar na Copa da Rússia

A situação pode ser ainda pior. De acordo com o site oficial do time do Angusht, Tim poderá ser usado como participante da cerimônia de abertura da Copa do Mundo. O jogo inaugural do torneio está marcado para o dia 14 de junho, em Moscou, na Rússia.

Apesar de aparentemente parecer algo inofensivo, é preciso combater o uso de animais em circos, zoológicos, parques aquáticos e quaisquer outros lugares que utilizam os bichos apenas para proporcionar uma diversão irresponsável e sem consciência para as pessoas que pagam para usufruir destas atividades exploratórias.

Veja abaixo o vídeo que mostra a exploração do urso antes da partida de futebol pela 3ª divisão da Rússia:

*Fonte: FC Angusht

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário