As redes de tubarões da Austrália estão matando a vida marinha e nem sequer estão “trabalhando”

0

Os tubarões e outros animais marinhos da Austrália têm passado por perigo constante. Redes colocadas em algumas praias, que possuem o objetivo de “proteger” os banhistas dos ataques de tubarões, estão causando ferimentos graves nos animais. Além de não serem efetivas, já que as investidas continuam acontecendo, as redes estão até mesmo matando a vida marinha da região.

*Por Kelly Wang

Em julho aconteceu a semana de tubarões no Discovery Channel, então, parece que é um bom momento para aumentar a conscientização sobre as redes de tubarões da Austrália e os danos que elas causam à vida marinha.

Essas engenhocas foram projetadas para impedir que os tubarões alcancem os banhistas na praia, na esperança de mantê-los a salvo. Mas, o que eles estão fazendo, mais do que tudo, é matar a vida marinha inocente!

Apenas há algumas semanas, as equipes de resgate tiveram que ajudar a libertar uma baleia jubarte. Ela estava enrolada em uma dessas redes de tubarões, na Gold Coast da Austrália. O Diretor de Ciências Marinhas do SeaWorld, Trevor Long, descreveu o resgate como “bastante delicado”. Se não fosse por aqueles que vieram em auxílio desta baleia jubarte, essas redes teriam feito mais uma vítima.

Este é o quarto animal que fica emaranhado por essas terríveis armadilhas. No ano passado, 300 animais foram capturados de forma semelhante, resultando na morte de mais da metade deles. E enquanto essas redes são projetadas para proteger o público, estão se mostrando ineficazes. Cerca de 65% dos ataques de tubarão estão acontecendo ao redor dessas praias.

Isto não é culpa dos tubarões. As pessoas já sabem que devem evitar as águas onde eles são conhecidos por nadar. É um momento muito difícil para a vida marinha da Austrália.

Tubarões são as verdadeiras vítimas

Os tubarões tendem a ser as criaturas mais malvadas dos nossos mares, quando, como tantos outros animais, eles só atacam os humanos se forem ameaçados. Eles estão entre os grandes animais marinhos que ajudam a absorver o carbono em seus corpos, o que é vital na batalha que enfrentamos contra a mudança climática.

Os tubarões é que devem ter medo de nós, e não o contrário! 100 milhões deles são mortos a cada ano por humanos, e 73 milhões  desfigurados para a controversa sopa de barbatana de tubarão.

Então, quem é o monstro, realmente, matando esses animais indefesos e prendendo-os desnecessariamente nessas redes?

A Care2 pede ao governo australiano que encontre uma maneira menos prejudicial e mais eficaz de proteger os banhistas, do que essas terríveis redes de tubarões que estão afetando a vida de muitos animais marinhos. Por favor, assine a petição para ajudar nesta luta.

*Fonte: Kelly Wang para o One Green Planet

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário