Torta vegana salgada de liquidificador sem glúten

0

Quer aprender a fazer uma torta vegana salgada de liquidificador prática e saudável? O interessante é que ela leva um ingrediente pouco usado em tortas: o abacate. Ao final da receita, a chef Susan Martha dá diversas dicas para tirar todas as suas dúvidas e fazer com que a torta fique deliciosa e no ponto!

*Por chef Susan Martha do Amor pela Cozinha

Se você não gosta de abacate, não fique preocupado. O sabor é quase imperceptível e o fruto contribui para a receita conferindo umidade, liga e gordura.

A torta pode ser feita inteiramente no liquidificador, mas o seu aparelho precisa ser potente. Caso não tenha um tão forte, você pode primeiro bater os líquidos e depois misturar as farinhas com uma colher de pau.

Veja como fazer a torta vegana salgada:

Ingredientes:

1/3 xícara de abacate maduro
1/4 xícara de azeite de oliva extra virgem
1/3 xícara de água ou substitua por qualquer leite vegetal
1 colher de chá rasa de sal
1/3 xícara de araruta
3/4 xícara de farinha de arroz
1/2 colher de sopa de fermento em pó
Suco de 1 limão (aproximadamente 30 ml)
Pitada de cominho (opcional)
Pitada de pimenta vermelha desidratada (opcional)
Tempero verde fresco a gosto (opcional)

Recheio:

1/3 de xícara cebola roxa cortada em cubos pequenos
1/4 de xícara de tomate cereja picado
1/3 xícara de azeitonas verdes picadas

Modo de preparo da torta vegana salgada:

– Adicione no liquidificador o abacate, o azeite, a água, o sal, o cominho, a pimenta, o suco de limão e o tempero verde fresco. Bata até formar um creme liso.

– Adicione a araruta e bata novamente.

– Se o seu liquidificador for potente, você pode adicionar a farinha de arroz no copo e bater até ficar uma massa cremosa. Ajude com uma espátula limpando a farinha que acumular nas laterais do copo. Se o seu liquidificador for mais fraquinho transfira o creme para uma bacia e adicione a farinha de arroz mexendo bem com uma colher de pau até virar uma massa consistente e cremosa (observe a textura correta da massa no vídeo).

– Adicione a cebola, o tomate e as azeitonas na massa e mexa com uma espátula.

– Finalize com o fermento em pó e transfira a massa para uma assadeira de 20 x 20 centímetros ou 9 forminhas de silicone.

– Asse em forno pré-aquecido a 180º C por aproximadamente 20-25 minutos ou até que você espete um palito e ele saia limpo.

– Sirva morno ou em temperatura ambiente.

*Tempo de preparo: 20 minutos
*Tempo de cozimento: 20 minutos
*Rendimento: 9 pedaços

Dicas para que a sua torta vegana salgada fique perfeita

– Esta é uma receita pequena de torta vegana salgada, ela rende apenas 9 pedaços. Você deve assar numa assadeira de 20 x 20 centímetros ou então em 9 forminhas pequenas de silicone.

– Se quiser fazer em uma forma de 20 x 30 centímetros você deve dobrar a receita e se quiser fazer ainda maior, em uma forma de 30 x 40 centímetros você deve triplicar a receita.

– Durabilidade: você pode cortar em fatias e congelar por até 3 meses. Lembre-se que você não deve sobrepor as fatias, pois elas grudam.

– Como esta é uma receita mais úmida, que leva abacate e vegetais na massa, ela estraga mais rápido. Por isso, se você não for comer no mesmo dia ou no dia seguinte o ideal é manter refrigerada, assim, você garante a segurança alimentar.

– Você pode refrigerar esta torta por uns 3 dias e para aquecer basta colocar alguns segundos no micro-ondas, em uma frigideira antiaderente ou por alguns minutos no forno pré-aquecido.

Dicas extras para um resultado ainda melhor da sua torta vegana salgada

– O abacate não pode ser verde e duro, precisa realmente estar maduro e você deve primeiro assar e depois medir.

– O azeite pode ser substituído por qualquer outro óleo.

– Você pode substituir a araruta por polvilho doce, adicione 1 colher de sopa extra de água para corrigir a textura.

– Substitua a farinha de arroz por farinha de aveia, use aveia sem glúten se necessário.

– O suco de limão é opcional e pode ser substituído por 1 colher de sopa de vinagre de maçã.

– Substitua o cominho em pó pelo seu tempero preferido, pode ser páprica, cúrcuma, chimichurri, etc.

– Use cebolinha, salsinha e coentro chinês, um pouco de cada.

– Se usar o tomate salada, retire os grãos e não exagere na quantidade, se você exagerar a textura da massa será prejudicada.

Torta vegana salgada é indicada para festas e aniversários

– No primeiro teste foi usado apenas algumas folhinhas de coentro e a massa não ficou assim tão verdinha, se quiser mascarar a cor você pode adicionar 1 colher de sopa de cúrcuma ou páprica doce e adicionar o tempero verde fresco picadinho apenas no final.

– Se você assar em forminhas de silicone demora um pouquinho mais para ficar pronto, de 25 a 30 minutos.

– Você pode decorar o topo da massa com sementes de abóbora e de girassol, elas dão um crocante extra e adicionam mais nutrientes.

– A massa não pode ficar muito mole, por isso é muito importante medir com precisão os ingredientes. Se a massa ficar molenga, a torta vegana salgada vai se desmanchar com facilidade e não vai ficar com uma textura tão gostosa.

– Quando você troca a araruta por polvilho doce a massa fica mais firme, o polvilho doce absorve um pouco mais os líquidos da receita.

– A massa ficou mais verdinha porque os temperos verdes foram batidos juntos. Se quiser uma cor mais amarelada apenas misture os temperos frescos picadinhos no final.

Recheios alternativos para a torta vegana salgada

– Você pode usar a sua criatividade e aproveitar os vegetais que tem na geladeira. Apenas não ultrapasse 1 xícara, 1 xícara mais 1/4 de xícara de recheio.

– Esta é uma massa pequena, portanto, não exagere no recheio. Se você exagerar no recheio a massa não será suficiente para manter a torta estável.

– Cuidado com recheios muito aguados como tomate, chuchu e abobrinha, use no máximo 1/4 xícara para que a umidade dos vegetais não interfira na textura da massa.

Combine:

– 1/4 xícara de cenoura ralada + 1/4 xícara de ervilha + 1/2 xícara de tofu picado
– 1/2 xícara de brócolis + 1/4 xícara de tomate + 1/4 xícara de vagem
– 1/2 xícara de espinafre + 1/2 xícara de cebola + 1/4 xícara de azeitonas pretas
– 1/2 xícara de couve-flor + 1/4 xícara de alcaparras dessalgadas + 1/4 xícara de milho

*Fonte e imagem: Amor pela Comida



Deixe seu comentário