Vídeo: The Cove – A Baía da Vergonha

0

Lançado em 2009, The Cove ganhou o Oscar como o melhor documentário de longa-metragem no ano de 2010. Dirigido por Louie Psihoyos, a produção mostra o comércio sangrento de captura de golfinhos, realizado na baía Taiji, no sul do Japão.

No longa, uma equipe de ativistas ambientais, liderada por Richard O’Barry, investiga, com acessórios de alta tecnologia, o abate de animais marinhos na região. Além disso, o documentário exibe como os pescadores e os envolvidos na captura dos seres sencientes, não se atentam ao nível de toxinas presentes nas carnes, que são distribuídas para vários locais, inclusive escolas.

O grupo enfrenta diversos perigos, como mafiosos e policiais japoneses, para conseguirem registrar imagens, a fim de denunciar os crimes ecológicos.

Além da matança de animais, o videodocumentário revela como o mandato da Comissão Internacional da Baleia sofreu manipulações pela Agência de Pesca Japonesa, para burlar as regras e continuar o extermínio de animais.

The Cove: líder da equipe viu de perto a exploração animal

Richard O’Barry, que liderou o grupo de ativistas em The Cove, foi um treinador famoso de golfinhos, na década de 1960. Ele participava do programa de televisão Flipper, em que adestrava os animais. Após a morte de um dos golfinhos, em seus braços, O’Barry decidiu combater a exploração animal.

Em 22 de abril, Dia da Terra, no ano de 1970, ele fundou o Dolphin Project (saiba mais aqui). A organização tem como objetivo proteger e cuidar do bem-estar de golfinhos em todo o mundo.

Ao longo dos últimos 50 anos, O’Barry já resgatou e reabilitou diversos animais, em vários países, como o Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, Guatemala, Ilhas Bahamas e Estados Unidos.

Confira o trailer do documentário The Cove:

Para adquirir o documentário, clique aqui.

Ficha Técnica:

The Cove: A Baía da Vergonha
Ano: 2009
Direção: Louie Psihoyos
Duração: 1h32min

*Fontes: The Cove; Sapo; Dolphin Project

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário