Supermercado da Tailândia substitui plástico por folhas de bananeira para embalar seus produtos

0

plasticoPara reduzir o plástico no mundo, um supermercado tailandês decidiu embalar seus produtos com folhas de bananeira. O material de origem vegetal é uma alternativa às embalagens plásticas, que estão entre as principais responsáveis pela poluição do meio ambiente e afeta drasticamente os animais. Confira a seguir mais detalhes dessa nova opção sustentável, que pode contribuir com o planeta.

*Trevor Nace para a Forbes

Um supermercado da Tailândia inventou uma maneira genial de reduzir as embalagens plásticas: embrulhar seus produtos em folhas de bananeira. A ideia de embalar produtos com folha de bananeira veio do supermercado Rimping, em Chiangmai, na Tailândia.

Poluição causada pelo plástico virou preocupação mundial

Das 9 bilhões de toneladas de plástico já produzidas no mundo, apenas 9% foram recicladas. Isso, juntamente com as projeções de aumento rápido da fabricação de plásticos, levou a uma atenção global ao material poluente.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (conheça aqui) estima que até 2050 haverá 12 bilhões de toneladas de plástico em aterros sanitários, meio ambiente e oceanos (veja mais aqui). Destes resíduos, pontas de cigarro, garrafas de bebidas, embalagens de alimentos e sacolas plásticas são os maiores contribuintes. Animais acabam ingerindo, se machucando ou enroscando nos inúmeros materiais plásticos que povoam as águas.

plastico Folhas de bananeira como alternativa sustentável ao plástico

O uso de folhas de bananeira para embalar vegetais é uma ótima maneira de reduzir o plástico. As mercadorias são embrulhadas em uma folha de bananeira e presas com um pedaço flexível de bambu. As folhas de bananeira são uma ótima alternativa, pois são grandes, grossas e flexíveis o suficiente para serem dobradas.

Em locais tropicais, as folhas de bananeira estão prontamente disponíveis e podem ser adquiridas gratuitamente, dependendo da quantidade necessária. Em locais mais frios, pode ser um pouco mais difícil obter folhas de bananeira. No entanto, os produtos biodegradáveis locais podem ser uma boa alternativa em lugares onde as bananas não crescem.

*Fonte e imagens: Forbes



Deixe seu comentário