10 receitas de sopas e caldos veganos para o inverno

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Para ficar bem aquecido neste inverno, selecionamos 10 receitas de sopas e caldos veganos bem gostosos e práticos de fazer, que você vai adorar! Confira a seguir os pratos e veja o passo a passo de como prepará-los. Bom apetite!

Veja a seguir 10 receitas saborosas de sopas e caldos veganos

1. Sopas e caldos veganos: sopa de mandioquinha

*Por Monica Hering – Santo Legume

Ingredientes:

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva

– 1 cebola média picada

– 1 dente de alho picado ou espremido

– 400g de mandioquinha cortada em pedaços

– 4 xícaras de água ou caldo de legumes

– Sal e pimenta do reino a gosto

Como fazer:

– Refogue a cebola no azeite até ficar translúcida. Acrescente o alho e frite, mexendo, por mais 1 minuto.

– Junte a mandioquinha e misture bem. Adicione a água ou o caldo de legumes. Deixe levantar fervura e abaixe o fogo.

– Cozinhe sem tampa por uns 20 minutos ou até que a mandioquinha esteja macia. Verifique o tempero e bata no liquidificador (ou mixer).

– Está pronto!

*Fonte: Santo Legume

2. Sopas e caldos veganos: caldo vegano de legumes

*Por Tatiana Romano – Panelaterapia

Ingredientes:

– 2 cebolas pequenas ou uma grande cortada em rodelas ou pedaços

– 3 dentes de alho picados em 2 partes

– 2 talos de salsão picados

– 1 tomate cortado em pedaços grandes

– 1 buquet de ervas

– 1 folha de louro

– 1 cenoura picada em rodelas ou pedaços maiores

– 2 cravos da índia

Modo de preparo:

– Cubra com 3 litros de água e leve ao fogo alto para ferver.

– Assim que levantar fervura, abaixe o fogo para a temperatura mínima. Deixe por 30 minutos.

– Depois, coe e use como quiser.

*Fonte: Panelaterapia

3. Sopas e caldos veganos: sopa de abóbora

*Por Van Machado – Cozinha Alternativa

Ingredientes:

– 1 abóbora pequena

– 2 batatas

– 3 pitadas de sal

– 2 dentes de alho

– 750ml de água (adicione mais se precisar)

– Sementes de abóbora para decorar (opcional)

– 4 colheres (sopa) de cebolinha verde

– Salsinha a gosto

– Pimenta preta a gosto

Instruções de preparo:

– Descasque a abóbora e retire a as sementes.

– Em uma panela grande, adicione água e cozinhe a abóbora e as batatas descascadas e picadas durante 20 minutos.

– Triture o alho e adicione na panela. Coloque o sal e a pimenta preta. Cozinhe por mais 3 minutos.

– Com um garfo, verifique se a abóbora e a batata estão macias. Se estiverem, desligue o fogo e triture tudo com um mixer de mão, ou em um liquidificador, até formar um creme liso.

– Por último, acrescente a cebolinha verde e a salsinha. Prove e ajuste o sal se necessário.

– Sirva quente. Se quiser, decore com semente de abóbora, fica lindo e ainda deixa uma textura gostosa na sopa.

*Fonte
: Cozinha Alternativa

4. Sopas e caldos veganos: caldo verde

*Por André Fronza – Tempero Alternativo

Ingredientes:

– 6 batatas médias

– 100g de cogumelo fresco

– 1 xícara de couve picada finamente sem o talo

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva

– 2 dentes de alho

– 1 colher (chá) de sal

Modo de fazer:

– Descasque as batatas e corte em cubinhos.

– Transfira para uma panela e cubra com água ou caldo de legumes caseiro (veja como fazer aqui). Tempere com 1/2 colher de chá de sal e leve ao fogo médio. Cozinhe até ficarem macias.

– Enquanto a batata cozinha, prepare o refogado. Descasque e pique os dentes de alho. Reserve.

– Limpe os cogumelos com um pano de prato ou papel toalha úmido. Não é indicado lavá-los em água corrente, uma vez que absorvem muita água e perdem o sabor. Se estiver usando os cogumelos paris, portobello ou shitake, corte em pedaços. Caso estiver usando o nameko ou shimeji, corte a base e separe os “raminhos”. Reserve.

– Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue o alho até dourar levemente.

– Acrescente os cogumelos e tempere com 1/2 colher de chá de sal. Refogue até começar a soltar água. Mexa de vez em quando para não queimar. Desligue o fogo e reserve.

– Transfira a batata cozida para o liquidificador e bata bem até obter um creme homogêneo. Acrescente um pouco da água do cozimento, aos poucos, até obter uma consistência mais líquida.

– Volte o creme para a panela e adicione o refogado e a couve picada. Cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre para não queimar no fundo. Se estiver muito espesso, adicione um pouco de água.

– Sirva ainda quente.

*Fonte: Tempero Alternativo

5. Sopas e caldos veganos: sopa de feijão branco com tomates

*Por Lori Ellis – Veganana

Ingredientes:

– 2 xícaras de feijão branco cozido

– 1 cebola grande picada

– 1 pimentão vermelho picado

– 1/4 xícara de alho poró picado

– 4 tomates grandes picados

– 1/4 xícara de cebolinha verde picada

– 2 colheres (sopa) de óleo vegetal

– 1 colher (chá) de páprica defumada (opcional)

– Pimenta-do-reino (opcional)

– Sal a gosto

Como preparar:

– Coloque o óleo para aquecer em uma panela grande e adicione a páprica defumada, caso for utilizar. Deixe em fogo baixo apenas por alguns segundos.

– Acrescente a cebola picada e o alho poró e aumente o fogo.

– Tempere com uma pitada de sal e deixe fritar até a cebola começar a ficar transparente.

– Ainda com o fogo alto, coloque os tomates picados e deixe cozinhar junto por mais ou menos 1 minuto. O tomate libera bastante líquido para o refogado. Mexa sempre para controlar e não deixar pegar no fundo da panela.

– Acrescente o feijão branco que deve ter sido previamente cozido. Coloque água numa proporção que seja mais ou menos o dobro dos ingredientes. Ajuste o sal, se necessário.

– Tampe a panela e deixe ferver em fogo médio. Abaixe o fogo e deixe a sopa apurar mais uns minutinhos, para que fique bem cremosa.

– Verifique o tempero e ajuste o que achar que seja necessário. Adicione a cebolinha verde na hora de servir. Está pronto!

*Fonte: Veganana

6. Sopas e caldos veganos: caldo de ervilhas

*Por Paula Lumi – Presunto Vegetariano

Ingredientes:

– 1 e 1/2 xícara (chá) de ervilha seca

– 3 dentes de alho picados

– 1/2 xícara (chá) de cebola picada

– Sal a gosto

– 1 folha de louro

– 4 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro (veja como fazer aqui)

– 1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado

– Azeite a gosto

Modo de preparar:

– Coloque as ervilhas de molho com o triplo de água por 12 horas. Em seguida, escorra, lave e reserve.

– Em uma panela de pressão em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados.

– Acrescente a ervilha e refogue por cerca de 3 minutos.

– Tempere com sal a gosto, acrescente a folha de louro e adicione o caldo de legumes.

– Tampe a panela de pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos depois que pegar pressão. Desligue.

– Retire a tampa depois que saiu a pressão. Veja se as ervilhas estão cozidas. Caso estiverem, adicione a salsinha e cebolinha picadas, regue com um fio de azeite e misture.

– Sirva ainda quente.

*Fonte: Presunto Vegetariano

7. Sopas e caldos veganos: sopa de inhame com espinafre

*Por Lucilia Diniz

Ingredientes:

– 5 inhames médios sem casca

– 1 colher (café) de gengibre em cubos

– 1 cebola média picada

– 2 dentes de alho

– 1 xícara (chá) de espinafre picado

– 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada

– 200 ml de água

– 1 colher (chá) de tomilho e alecrim triturados

– Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

– Refogue o alho e a cebola em uma panela.

– Junte o inhame e a farinha de linhaça.

– Tempere com pimenta-do-reino a gosto.

– Acrescente a água.

– Ao levantar fervura, coloque o gengibre.

– Quando o inhame estiver macio, amasse-o com a concha.

– Adicione o espinafre e ferva por mais dois minutos, até as folhas amolecerem.

– Sirva no prato e acrescente o tomilho e alecrim triturados.

*Fonte: Lucilia Diniz

8. Sopas e caldos veganos: caldo de feijão

*Por Paula Lumi – Presunto Vegetariano

Ingredientes:

– 1 xícara (chá) de feijão carioca cru (pode usar também o preto ou o branco)

– 2 folhas de louro (opcional)

– 4 dentes de alho picados

– 1 cebola média picada

– 1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo picado

– 1 xícara (chá) de batata inglesa cortada em cubinhos (pode usar a asterix, doce ou inhame)

– 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado

– Sal a gosto

Modo de fazer:

– Coloque o feijão cru em uma vasilha, adicione 3 xícaras de água e deixe de molho por 8 horas. Em seguida, lave, escorra e coloque em uma panela de pressão juntamente com as folhas de louro.

– Cubra com dois dedos acima de água e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos depois que pegar pressão e desligue. Se estiver cru, deixe cozinhar por mais tempo.

– Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados.

– Adicione o pimentão e a batata e refogue por alguns minutos.

– Acrescente o feijão cozido, juntamente com o caldo, e deixe cozinhando em fogo médio até as batatas estarem macias. Desligue, espere ao menos 10 minutos para bater.

– Em seguida, transfira tudo para um liquidificador. Bata até obter um creme uniforme.

Coloque novamente na panela para esquentar. Adicione o cheiro verde picado, deixe ferver novamente e desligue.

– Sirva.

*Fonte: Presunto Vegetariano

9. Sopas e caldos veganos: sopa de cebola

*Por Nathalia Soares – Chubby Vegan

Ingredientes:

– 500g de cebola em julienne (tiras finas)

– 1 colher (sopa) de creme vegetal ou azeite de oliva

– 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva virgem

– 60ml de vinho vegano branco

– 2 colheres (chá) de molho de soja

– Sal marinho a gosto

– Pimenta moída na hora a gosto

– 1l de caldo de legumes caseiro

Instruções de preparo:

– Coloque o creme vegetal e o azeite de oliva em uma panela. Adicione a cebola e a caramelize.

– Acrescente o vinho branco e mexa bem, até todo o fundo marrom/castanho se soltar da panela. Aumente o fogo e deixe o vinho quase secar.

– Abaixe o fogo. Adicione o shoyu e tempere com sal e pimenta. Mexa bem.

– Coloque o fundo de legumes e deixe em fogo médio, até que ferva.

– Cozinhe por 15 minutos com a panela tampada.

– Sirva em seguida.

*Fonte: Chubby Vegan

10. Sopas e caldos veganos: caldo verde com mandioquinha

*Por Luciane Baldo – Sem Lactose

Ingredientes:

– 400g de mandioquinha ou 6 unidades

– 1 1/2 xícaras de couve do tipo manteiga em tirinhas finas

– 1 litro de água

– 3 palmitos

– Sal a gosto

– 1 colher de chá de gengibre picado

– Azeite de oliva

Modo de fazer:

– Coloque a mandioquinha para cozinhar em uma panela com água.

– Quando ela estiver bem cozida, desligue o fogo (mantenha a água do cozimento na panela), e passe a mandioquinha para o liquidificador, com um pouco da água do cozimento, 1/2 xícara de couve, os palmitos ligeiramente cortados e o gengibre.

– Bata tudo por 1 a 2 minutos e leve a mistura de volta para a panela.

– Em fogo baixo, continue o cozimento, adicionando o restante da couve e o sal por mais uns 15 minutos. Sirva quente com um fio de azeite.

*Fonte: Sem Lactose

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