Além de embelezar, sombras e pigmentos para os olhos devem cuidar da pele

0

Hoje em dia, há uma grande variedade de sombras e pigmentos para os olhos. Mas, você já parou para analisar se esses produtos cuidam dessa região? Muitas maquiagens convencionais possuem componentes químicos que agridem a área ocular, podendo provocar alergias, irritações e até doenças mais graves. Confira a seguir a importância de escolher alternativas veganas, orgânicas e naturais, que embelezam, cuidam das suas pálpebras sem danificá-las e ainda consideram o bem-estar dos animais e do planeta.

Substâncias que fazem mal em sombras e pigmentos para os olhos

A maioria das sombras e pigmentos para os olhos, que estão disponíveis no mercado, têm ingredientes químicos que contribuem com o surgimento de alergias, irritações na região das pálpebras, além de sensações de tontura e mal-estar. Algumas podem gerar complicações nos olhos e, inclusive, doenças mais crônicas, como o câncer.

Um dos elementos nocivos presente em sombras e pigmentos para os olhos comuns, que pode ocasionar esses problemas, é o buthylated hydroxyanisole (BHA) ou butylated hydroxytoluene (BHT).

De acordo com a dermatologista Fernanda Seabra, esse componente, que é geralmente usado como conservante, está envolvido com o desenvolvimento de câncer no organismo, segundo algumas pesquisas realizadas pelo Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos (saiba mais aqui).

Outra substância utilizada nesse tipo de maquiagem convencional é o corante. Segundo o farmacêutico e químico Juliano Campera, esse ingrediente possui componentes metálicos, que podem gerar irritações e graves problemas de saúde (veja mais aqui).

Sombras e pigmentos para os olhos: produtos veganos, orgânicos e naturais embelezam e cuidam da sua saúde

As sombras e pigmentos para os olhos que são orgânicos e naturais não possuem elementos químicos em sua composição. Algumas marcas veganas também prezam por componentes orgânicos e naturais. Dessa forma, evitam alergias, irritações e não desenvolvem complicações crônicas em seu corpo (confira mais aqui).

É importante frisar a importância de escolher por sombras que, além de veganas, sejam orgânicas e naturais. Alguns produtos sem ingredientes de origem animal podem conter elementos nocivos para a saúde. Por isso, esteja sempre atento na composição do produto. Dê preferência às mercadorias com certificações que atestam a origem orgânica e natural (saiba mais aqui).

As sombras e pigmentos veganos não têm ingredientes de origem animal e não são testados em animais. Já as orgânicas e naturais, ajudam a evitar reações alérgicas e, quando não levam componentes de animais em suas fórmulas e não são testadas neles, também contribuem com seu bem-estar, além de proteger o meio ambiente (leia mais aqui).

As sombras e pigmentos para os olhos veganos, orgânicos e naturais não têm ingredientes de origem animal e não são testados em animais. Além de evitarem reações alérgicas, também contribuem com o bem-estar de animais e com o meio ambiente (leia mais aqui).

Essas sombras e pigmentos contêm ingredientes extraídos diretamente da natureza, como a argila, cascas de castanhas e minerais. Eles ajudam a aumentar a elasticidade das pálpebras, além de combaterem os sinais de envelhecimento da pele (veja mais aqui).

Para deixar seus olhos ainda mais bonitos e saudáveis, escolha maquiá-los com sombras e pigmentos que sejam veganos, orgânicos e naturais. Assim, você cuida da sua pele e ainda salva a vida de animais e preserva a natureza.

*Fontes: Bioart; Metrópoles; Dicas de Mulher; Terra

*Imagem: divulgação/Bioart

 



Deixe seu comentário