Receitas veganas para o Natal: como celebrar com vida e amor

0

Todas as receitas veganas para o Natal levam uma mensagem de vida e amor, assim como sugere a data. Você confere a seguir 3 pratos veganos para deixar a sua mesa linda e livre de morte animal.

 Receitas veganas para o Natal: Arroz vegano de Natal

*Por Receita Natureba

receitas veganas para o Natal

Ingredientes do Arroz vegano de Natal

– 1 xícara de arroz branco ou integral

– 1/2 xícara de champanhe

– 2 xícaras de caldo de legumes

– 1 cebola média picada

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva

– 1 cenoura pequena picada

– 1 pimentão vermelho sem sementes picado

– 1/2 xícara de ervilhas frescas (opcional)

– Amêndoas torradas e picadas a gosto

– Uvas passas sem sementes a gosto

– Salsa picada a gosto

Modo de preparo

Refogue a cebola no azeite, coloque o arroz, os pimentões e a cenoura picadinhas, coloque o caldo de legumes e deixe cozinhar com a panela semitampada. Quando a água estiver secado adicione o champanhe, a uva passa e as ervilhas. Cozinhe por mais 5 minutos e pronto. Desligue o fogo acrescente o restante dos ingredientes e sirva!

*Fonte e imagem: Receita Natureba

Receitas veganas para o Natal: Rocambole Assado de Lentilha e Quinoa

*Paula Lumi – Presunto Vegetariano

receitas veganas para o Natal

Ingredientes do Rocambole Assado de Lentilha e Quinoa

– 1 xícara (de chá) de lentilha crua

– 1 e 1/2 xícara (de chá) de água

– 2 folhas de louro

– 1/4 de xícara (de chá) de quinoa em grãos

– 3 colheres (de sopa) de azeite

– 5 dentes de alho bem picados

– 1 xícara (de chá) de cebola bem picada

– 2 colheres (de sopa) de suco de limão

– 1 colher (de sopa) de orégano desidratado

– 1/2 colher (de chá) de cominho (opcional)

– 1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos

– 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral

– Sal a gosto

Para a montagem

– 2 xícaras de molho de tomate conforme o seu gosto (para a montagem)

– 1 xícara (de chá) de purê de batatas conforme o seu gosto

– 6 unidades de vagem grandes

– 6 palitos de cenoura

– Papel Manteiga, papel alumínio ou plástico

– Óleo

Receitas veganas para o Natal: modo de preparo do rocambole

Coloque a lentilha em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave bem e coloque em uma panela, juntamente com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro e deixe cozinhar. Enquanto isso, coloque a quinoa em uma vasilha pequena, cubra com água quente e deixe de molho por 2 minutos. Escorra lave bem e reserve.

Quando a lentilha estiver quase sem água, retire as folhas de louro, adicione a quinoa, misture e deixe cozinhar até a água do cozimento secar completamente. Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola, o suco de limão, o cominho, o orégano e tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre para não queimar.

Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, misture bem e deixe esfriar completamente, para não atrapalhar a montagem (vai levar cerca de uma hora e meia). Enquanto isso, prepare o molho de tomate e o purê conforme o seu gosto. Também cozinhe 6 unidades de vagem e 6 palitos grandes de cenoura em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve.

Pré aqueça o forno a 240ºC e coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 40cm sobre uma superfície limpa. Distribua a mistura de lentilha e quinoa até formar um retângulo com cerca de 30cmx20cm e aperte bem, ajeitando as laterais. Dê 2cm de distância da borda e distribua uma camada de purê. Disponha a vagem e a cenoura sobre ele e em seguida enrole o rocambole. Procure deixar o rocambole bem firme, e para isso aperte bem.

Unte uma assadeira antiaderente com uma colher de sopa de óleo, disponha o rocambole sobre ela, ajeite as laterais e pincele óleo sobre toda a superfície dele. Leve para assar por 30 minutos a 240ºC e em seguida retire do forno. Cubra o rocambole com metade do molho e deixe a outra parte para a hora que for servir. Devolva ao forno por mais 10 minutos e está pronto! Regue com azeite para servir.

Receitas veganas para o Natal: dicas

Você pode fazer a massa de lentilha e quinoa no dia anterior da sua ceia e deixar em uma vasilha fechada, na geladeira, para montar no dia seguinte. Eu fiz e deu certo, apenas mexi um pouco antes de por sobre o papel manteiga. Caso a sua massa ficar um pouco ressecada regue com um fiozinho de azeite.

Não testei com grão-de-bico ou feijão branco, então não sei dizer se a substituição é possível… Como são ingredientes que ficam diferentes depois de cozidos, pode ser que fique mais seco (no caso do grão-de-bico) ou mais pastoso (no caso do feijão branco), mas só testando para ter certeza.

Esta receita serve muito bem 6 pessoas, e você pode servir seu rocambole junto de arroz, maionese, salada, farofa…

Na geladeira ele aguentou 3 dias bem fechadinho em um pote. Para servir eu fatiei e esquentei na frigideira em fogo baixo com um fio de azeite. Também congelei, mas ficou apenas 2 semanas lá. Para servir, tirei do freezer, esperei descongelar e esquentei também na frigideira, fatiado.

*Fonte e imagem: Paula Lumi – Presunto Vegetariano

Receitas veganas para o Natal: Pudim de damascos

*Por Veganana

receitas veganas para o Natal
Ingredientes do Pudim de damascos

– 1/2 xícara de castanhas de caju

– 12 damascos secos

– 1 colher de sopa de melado

– 1 colher de chá de essência de baunilha

Receitas veganas para o Natal: preparo do pudim

Coloque os damascos de molho em água filtrada em um recipiente de vidro. Tampe e leve à geladeira. Deixe por umas 8 horas antes de usar. Este é o tempo suficiente para que os damascos inchem e fiquem bem hidratados. Este processo é super legal porque o resultado é uma deliciosa “compota” crudívora. A fruta hidrata e incha e a água absorve o sabor da fruta e forma uma calda levemente adocicada.

Na mesma ocasião prepare as castanhas. Lave e coloque de molho em água filtrada também usando um recipiente de vidro, pode ser um copo uma jarrinha, mas tem que ser vidro. Tampe e coloque na geladeira pelo mesmo tempo que os damascos vão ficar de molho.

Passado o tempo de molho dos dois ingredientes, comece pela castanha de caju. Escorra a água e coloque as castanhas hidratadas no liquidificador juntamente com o melado, a baunilha e 5 damascos hidratados. Coloque um pouco de água filtrada, o suficiente para começar a bater. Acrescente água aos poucos e continue batendo em velocidade alta ate obter um creme lisinho.

A quantidade de água vai depender da consistência que você deseja para o seu pudim. Eu fiz o meu mais consistente, mas você pode querer um creme mais leve e, para tanto, basta colocar um pouco mais de água. Eu coloquei apenas uma colher de melado. Caso você queira um pudim mais docinho coloque mais uma colher de melado, a seu gosto. Fatie os damascos restantes e monte o pudim. Em uma taça coloque uma camada do pudim e cubra com as fatias de damasco. Coloque mais pudim e decore com fatias de damasco na lateral da tacinha.

Importante: originalmente eu fiz esta receita usando o agave néctar. Costumava usar eventualmente, mas descobri que este produto não é uma opção saudável e resolvi retirar a sugestão de uso das minhas receitas. Esta receita seria crudívora com o uso do agave, mas eu recomendo a substituição pelo melado que, mesmo não sendo crudívoro, é menos prejudicial à saúde.

*Fonte e imagem: blog Veganana

Você também pode gostar de ver:

– Comemore esse Natal com receitas veganas deliciosas e especiais

– Receita: panetone vegano

– Receitas de fim de ano veganas para celebrações livres de crueldade



Deixe seu comentário