Receitas veganas para o Ano Novo: celebre com alegria e ótimas energias

0

Que tal preparar receitas veganas para o Ano Novo deliciosas, fáceis de fazer e, principalmente totalmente livres de crueldade animal? Celebre esse ciclo que se inicia exaltando a vida e com ótimas energias para si, demais pessoas, animais e planeta! Separamos 3 pratos a seguir, confira!

Receitas veganas para o Ano Novo: prato principal

Risoto vegano de quinoa, nozes, brócolis e damasco

Receitas veganas para o Ano Novo

*Por Telma Waki

Ingredientes

– 1 xícara de quinoa orgânica vermelha, branca e preta

– 2 cebolas cortadas em quadradinhos

– ½ alho-poró fatiado fino

– 1 maço de brócolis frescos cozidos no vapor

– 50 ml colher (sopa) de azeite extra-virgem

– 50 g de damascos fatiados

– 50 g de leite de nozes (guardar o que foi coado)

– Sal de ervas

– Tempero indiano a gosto

Modo de preparo

Refogar no azeite o alho-poró com a quinoa. Acrescentar água até cobrir a quinoa e deixar cozinhar até que ela fique macia (aproximadamente 15 minutos). Em seguida, retirar os floretes de brócolis bem picadinhos para parecer arroz, acrescentar o damasco fatiado e o leite de nozes. Com a sobra das nozes que ficaram ao coar, tempere com azeite e sal a sirva a ricota de nozes por cima do risoto.

Modo de preparo do leite de nozes

Na noite anterior, deixar 1 copo de nozes de molho em 3 copos de água. De manhã, bater as nozes com a água e coar em pano limpo. Reservar as raspas das nozes para fazer a ricota de nozes.

*Fonte e imagem: Telma Waki

Receitas veganas para o Ano Novo: acompanhamento

Medalhão vegano de seitan ao molho madeira com amêndoas

Receitas veganas para o Ano Novo

*Por Bruna Monteiro

Ingredientes do seitan

– 4 xícaras (chá) de farinha de trigo branca (pode fazer com metade da farinha de trigo integral também)

– 2 xícaras (chá) de água fria

Ingredientes do molho

– 1 cebola

– 3 dentes de alho

– Um fio de óleo

– 3 colheres de sopa de extrato de tomate

– 2 colheres de chá de shoyu

– 1 xícara de vinho vegano tinto seco amadeirado

– Alecrim e orégano a gosto

Modo de preparo

Misture a farinha e as duas xícaras de água até ficar uma massa. Se ela ficar um pouco mais mole ou seca, ajuste com mais água e farinha. Sove por 15 minutos. Depois deixe a massa descansar em uma tigela com água até cobrir de 4 a 6 horas;

Descarte a água do molho e lave a massa debaixo de água corrente até que a água corra transparente ou quase transparente – parece estranho, mas é isso mesmo. Lave a massa que ficou de molho e que está bem mole como se fosse folha de alface. Você vai perceber que ela vai soltar um caldo branco, é o carboidrato da farinha. Vamos lavar até que fique apenas o glúten, que tem uma cor um pouco acinzentada;

Esprema a massa e pressione ao máximo para tirar todo o líquido e ar possível;

Em uma panela refogue a cebola até dourar, acrescente o alho e refogue mais um pouco. Acrescente os ingredientes restantes do molho (se desejar colocar mais tempero, fique à vontade);

Molde bolinhas com o glúten e coloque na panela do molho. Cubra com água e leve para ferver;

Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 50 minutos, completando com água quando ela secar. Ou coloque na pressão por 20 minutos. Nesse caso, preencha meia panela com água.

Depois de cozido o seitan, coloque em uma travessa bem bonita, regue com o molho que formou (experimente para ver se está certo no sal) e, para dar crocância, enfeite com lascas de amêndoas torradas e cebolinha. E pronto!

– Rendimento: de 2 a 4 medalhões, dependendo do tamanho.

*Fonte e imagem: Chef Bruna Monteiro / Vita Nutrire

 

Receitas veganas para o Ano Novo: sobremesa

Bolo vegano e crudívoro de cacau com avelãs

Receitas veganas para o Ano Novo

 

*Por blog Veganana

Preparo do creme de recheio e cobertura

Ingredientes

– 1 abacate maduro de tamanho médio

– 1/4 xícara de cacau em pó sem açúcar

– 1/4 xícara de agave néctar ou melado

– 1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparo do recheio

Leve os ingredientes listados ao liquidificador e bata até conseguir um creme bem lisinho e homogêneo. Coloque em um pote de vidro, tampe e leve ao refrigerador enquanto prepara a massa.

Ingredientes para a massa

– 2 xícaras de avelãs cruas

– 1 xícara de tâmaras sem caroço

– 1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar

– 1/2 xícara de agave néctar ou melado

Preparo da massa

Comece pelas avelãs. Lave e escorra. Coloque em um recipiente de vidro e acrescente água. Deixe de molho por mais ou menos 2 horas. Após o tempo de molho, escorra bem a água das avelãs com o auxílio de uma peneira. Deixe por alguns minutos escorrendo para eliminar o máximo possível a água do molho. Leve as avelãs ao processador. Processe até que fiquem como mostra a foto abaixo.

Depois acrescente as tâmaras uma a uma e continue processando. Acrescente o cacau e o agave néctar ou melado. Processe até que fique uma massa bem consistente que possa ser modelada.

Então remova a massa do processador e coloque em uma folha grande de papel vegetal e monte um retângulo ajustando com uma espátula ou faca nos cantos.

Dobre o papel sobre a massa como mostra a foto abaixo e pressione com as mãos para espalhar a massa aumentando de tamanho e diminuindo a espessura. Coloque a massa no centro do papel para que você possa trabalhar bem a modelagem do retângulo. Eu pensei em usar o rolo de macarrão para modelar esta massa, mas achei mais seguro fazer com as mãos mesmo. A massa é bem fácil de trabalhar e eu não tive problemas. Usando as mãos é possível controlar melhor a espessura desejada.

Pressione com as mãos procurando formar um retângulo com a massa. Continue pressionando a massa com as mãos procurando sempre manter o formato de retângulo ajeitando nos cantinhos com a ponta dos dedos.

Abra o papel e se for necessário retoque o retângulo com a faca ou espátula para poder cortar as fatias também retangulares e montar o bolo.

Se for precisar cortar os cantos para fazer os retângulos de tamanho regular, use a massa que sobrou para modelar outra fatia do mesmo formato.

Com o auxílio de uma faca de ponta corte a massa em retângulos mais ou menos do mesmo tamanho, em tiras largas como mostra a foto abaixo. Depois corte no sentido do comprimento para dividir a massa ao meio separando as tiras já cortadas.

Separe as fatias e espalhe sobre o papel vegetal deixando uma pequena distância entre elas. Esta quantidade de massa rendeu 14 fatias e ainda sobraram as bordas que cortei e fiz mais um retângulo recheado.

Tire o recheio da geladeira e com o auxílio de uma colher ou uma espátula pequena espalhe sobre as fatias. Cubra com outra fatia formando tipo um “sanduíche”. Coloque outra fatia sobre o recheio com muita delicadeza e feche o sanduíche de bolo. Espalhe uma camada da cobertura sobre a segunda fatia fazendo uma espécie de sanduíche.

Depois de preparar todas as fatias com o recheio e cobertura, fatie algumas avelãs cruas para decorar. Caso prefira, decore com amêndoas laminadas ou então frutas frescas como morangos.

Pronto, e só se deliciar com este bolo que eu espero que vocês gostem como nos aqui em casa gostamos. Bom apetite!

A inspiração para fazer este bolo veio daqui.

Fonte e imagem: blog Veganana

Você também pode gostar de ver:

Celebre a chegada do Ano Novo com receitas veganas maravilhosas e práticas

Receita: panetone vegano

Receitas de fim de ano veganas para celebrações livres de crueldade



Deixe seu comentário