Receita vegana: Torta integral de banana com linhaça

0

*Por Veganana

Uma sobremesa vegana, light, muito deliciosa e nutritiva. Sem nenhuma adição de gordura, com pouquíssimo açúcar e alto teor de fibras. Com um sabor delicado e visual muito apetitoso. Fica ótima gelada e no dia seguinte é melhor ainda. Também fica uma delícia servir quente com sorvete de baunilha. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

O creme que eu fiz para a cobertura é opcional. Você pode servir a torta sem nenhuma cobertura que fica bom demais. Eu fiz a torta com leite de amêndoas. Dá um pouquinho mais de trabalho porque tem que deixar as amêndoas de molho de véspera para depois fazer o leite. Caso queira, utilize outro tipo de leite vegetal que lhe for mais conveniente.

Ingredientes

6 bananas grandes maduras
3/4 de xícara de chá de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de semente de linhaça moída
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de essência de baunilha
200 ml de leite de amêndoas (ou outro leite vegetal)
suco (sumo, caldo) de 1 limão

Preparo

Corte as bananas em três partes de comprido, coloque o suco do limão e reserve enquanto prepara o restante da receita.

Misture a farinha integral, a linhaça, o açúcar e a canela. Coloque esta mistura em um refratário sem untar forrando bem o fundo.

Coloque uma camada de bananas sobre a mistura de base, acomodando lado a lado as fatias para preencher bem os espaços.

Alterne as fatias de bananas e a mistura da farinha até terminar todos os ingredientes. Tenha o cuidado de não encher muito o prato porque pode transbordar ao assar devido à quantidade de líquidos. O líquido em contato com a parte sólida com o calor do forno cresce e o volume aumenta consideravelmente.

Cubra tudo com o leite vegetal e leve ao forno até dourar sem cobrir a assadeira.

Está pronta a torta, douradinha e perfumada. O aroma que se espalha pela casa e incrivelmente apetitoso.

Se você quiser fazer um creme de cobertura, poderá utilizar qualquer tipo de leite vegetal. Eu fiz com leite de amêndoas, mas o creme fica gostoso com outros leites também.

Serve 6 pessoas.

Cobertura

1/2 xícara de leite de amêndoas
2 colheres de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de farinha de aveia

Preparo

Dilua a farinha de aveia e o açúcar no leite de amêndoas frio. Coloque esta mistura em uma panelinha pequena. Acrescente o óleo de coco e a baunilha. Leve ao fogo baixo. Mexa sempre até levantar fervura. Quando começar a ferver desligue a panela e coloque o creme em um prato para esfriar. Leve à geladeira por alguns minutos antes de utilizar. Enquanto o creme de cobertura esfria, a torta também esfria para ser fatiada.

Se você quiser pode colocar uma colher deste creme sobre as fatias na hora de servir e polvilhar um pouco de canela. Este creme é apenas uma sugestão, a torta fica maravilhosa mesmo sem acompanhamento de creme ou sorvete.

*Fonte e imagem: blog Veganana



Deixe seu comentário