Receita vegana: Sopa de grão de bico e feijão branco com legumes

0

* Por Lori Ellis /Veganana

No inverno, nada melhor do que preparar sopinhas deliciosas e nutritivas para aquecer. Aproveitei pequenas quantidades de legumes que tinha na geladeira, usei grão de bico e feijão branco cozidos e rapidamente fiz uma sopa que ficou boa demais. Vale a pena experimentar esta sopinha. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Ingredientes

1 xícara de grão de bico cozido
1 xícara de feijão branco cozido
1 cebola grande picada
1 pimentão pequeno picado
1 talo de salsão picado
1 cenoura média picada
2 tomates grandes picados
1/4 xícara de cebolinha verde picada
2 folhas de couve
1 punhado de cogumelos (opcional)
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de páprica defumada (opcional
sal e pimenta a gosto

Preparo

Esta sopa foi o resultado de um pouco de cada coisa que eu tinha na geladeira. Aproveitamento total de pequenas sobras que juntas se transformaram em uma deliciosa refeição muito nutritiva e especial para uma noite fria do nosso inverno.

Fiz um verdadeiro mix. Tinha um pedacinho de cebola roxa que foi para a sopa e eu completei com uma cebola branca. Usei um restinho de cogumelos frescos que tinha. Não se preocupe se você não tiver, faça sem cogumelos. O bom de tudo é inventar com o que se tem na geladeira. Tudo combina com grão de bico e feijão branco. Legumes, ervas, verduras, temperos. Use a imaginação e invente a sua sopa de legumes com grãos. E se você não tiver os dois, feijão branco e grão de bico, faça com o que tiver em casa.

– Prepare os ingredientes que vai precisar para a sopa. Lave bem e corte todos os temperos e deixe tudo à mão para quando começar o preparo da sopa.

– Coloque o óleo em uma panela grande e adicione a páprica defumada caso for utilizar. Este processo de aquecimento do tempero no óleo intensifica o sabor e o resultado final fica muito bom.

– Deixe o óleo aquecer juntamente com a páprica em fogo baixo apenas por alguns segundos. Você vai perceber que a páprica libera cor para o óleo.

– Acrescente a cebola picada e aumente o fogo. Não se preocupe com a cebola roxa que eu usei. Foi apenas para aproveitar uma pequena sobra que eu tinha. Use a cebola que você quiser. Tempere com uma pitada de sal e deixe fritar. Deixe a cebola fritar até começar a ficar transparente.

– Ainda com o fogo alto adicione os tomates picados e deixe cozinhar junto por mais ou menos 1 minuto. O tomate libera bastante líquido para o refogado. Mexa sempre para controlar e não deixar pegar no fundo da panela.

– Acrescente a cenoura picada ao refogado. Mexa e deixe cozinhar junto por mais um minuto.

– Acrescente o salsão picado e a parte branca da cebolinha verde, se for utilizar. Eu deixei a parte verde da cebolinha para acrescentar no final da sopa.

– Corte os talos da couve e acrescente agora ao refogado. Deixe as folhas para colocar depois que a sopa estiver pronta. Como os talos demoram para cozinhar, coloque no início do processo. Deixe refogar por mais 1 minuto.

– Acrescente o grão de bico e o feijão branco que devem ter sido previamente cozidos. Se você não tiver os dois, use o que tiver. Pode fazer apenas com grão de bico ou com feijão. Coloque água mais ou menos o dobro dos ingredientes. Ajuste o sal, acrescente o que achar que seja necessário. Tampe a panela e deixe ferver em fogo médio.

– Quando a sopa estiver quase pronta acrescente os cogumelos se for utilizar, e deixe ferver por uns 5 minutos mais ou menos. Abaixe o fogo e deixe a sopa apurar mais uns minutinhos para que fique bem cremosa. Verifique o tempero e ajuste o que achar que seja necessário.

– Quando a sopa estiver pronta, desligue a panela e coloque as folhas de couve rasgadas em pedaços. Tampe a panela e deixe em cima do fogão com o fogo desligado por uns 3 minutinhos antes de servir.

– Adicione a cebolinha verde na hora de servir. Sirva imediatamente acompanhada de pão fresco ou torradinhas. No frio, comemos esta sopa acompanhada de um delicioso vinho tinto. Espero que gostem, bom apetite!

Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora

Fonte: blog Veganana

Imagem: Veganana



Deixe seu comentário