Receita vegana: Polenta crocante com ragu de cogumelo

0

*Por MdeMulher

Surpreenda a família e os amigos com um prato saboroso para o almoço ou jantar!

Esta receita vegana de polenta crocante com ragu de cogumelo é fácil de fazer, rápida (até 30 minutos) e tem o rendimento de 6 porções.

Ingredientes

400 gramas de cogumelos variados (paris, shimeji, shiitake)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada finamente
1 dente de alho descascado e picado bem fino
1 colher (sopa) de alecrim fresco
1 raspa de limão
250 gramas de fubá pré-cozido para polenta
3 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes
1 colher (sopa) de salsa (ou salsinha) picada
2 colheres (sopa) de flocos de milho sem açúcar ou farinha de milho em flocos
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Selecione os cogumelos e lave-os rapidamente em água corrente. Depois seque-os bem com papel-toalha. Com a ajuda de uma faca afiada, remova cuidadosamente os talos mais grossos dos cogumelos. Corte os cogumelos em fatias grossas e reserve.

Em seguida, corte a cebola e o alho. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite numa frigideira grande e doure a cebola. Depois de dourada, acrescente também o alho picado e refogue mais um pouco. Deixe a mistura dourar bem, em fogo médio, mexendo de vez em quando. Acrescente os cogumelos e deixe mais um pouco no fogo. Tempere a mistura com pimenta e sal a gosto. Se preferir, use flor de sal.

Ferva o caldo de legumes, abaixe o fogo e junte a polenta devagar, sem parar de mexer. Depois de acrescentar todo o fubá, cozinhe a polenta por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, até engrossar e começar a desprender do fundo da panela. Acrescente, então, metade do ragu de cogumelos, mexendo rapidamente.

Finalize com o azeite restante e misture bem. Coloque o restante do ragu na travessa e cubra tudo com a polenta. Decore com alguns cogumelos, os flocos de milho ou farinha de milho flocada e a salsa picada. Sirva em seguida, bem quente.

– Grau de dificuldade: fácil
– Preparo: rápido (até 30 minutos)
– Rendimento: 6 porções

*Fonte: adaptação da receita original do MdeMulher

Imagem: Tatiana Damberg



Deixe seu comentário