Receita vegana: Lasanha com queijo cremoso e abobrinha

0

*por Teka Laury – Vita Nutrire

Ingredientes

200g de massa de lasanha (sem ovos e direto ao forno)
500ml de queijo cremoso (aprenda como fazer aqui)
800ml de molho de tomate (aprenda como fazer aqui)
1 abobrinha brasileira grande
Azeite a gosto
Sal a gosto
Temperos a gosto, como ervas secas

Modo de Preparo

Corte a abobrinha em fatias finas, tentando manter a mesma espessura. Se você tiver um mandolim, vai ajudar bastante.

Coloque um fio de azeite em uma assadeira, as abobrinhas, sal a gosto e misture. Posicione uma fatia ao lado da outra e leve para assar a 180ºC, até ficarem macias. Quando tirar do forno, você pode colocar temperos, como ervas secas. E não precisa desligar o forno.

Com tudo pronto e o molho quente, a gente vai montar a lasanha. Forre o fundo da assadeira com um pouco de molho de tomate, coloque a primeira camada de massa, deixando um espaço entre as folhas, coloque mais molho, as fatias de abobrinha, molho, outra camada de massa, molho, uma camada generosa do queijo cremoso, molho, massa, molho, abobrinha e assim por diante, intercalando uma camada de recheio de abobrinha e outra de queijo, até acabar a massa ou o espaço da assadeira. O importante é que a massa fique entre camadas de molho. Finalize com o queijo cremoso.

Cubra com papel alumínio e leve para assar por uns 15 minutos, ou pelo tempo indicado na embalagem da sua lasanha. Como o queijo cremoso não precisa gratinar, não tire o papel alumínio nos últimos minutos, porque ele pode rachar. E está pronto!

Dicas

– Você pode substituir a abobrinha por outro recheio, como bolonhesa de soja;

– E pode substituir o queijo cremoso por queijo vegetal ralado ou outro creme, como requeijão vegano;

– O molho de tomate você pode usar o pronto ou fazer a partir de tomates pelados, batendo o conteúdo de uma lata com cebola refogada, sal e água suficiente para dar a quantidade de 800ml. Confesso que ultimamente ando fazendo molho de tomate assim, por ser mais prático;

– Sobrou um pouquinho de molho que eu guardei na geladeira pra colocar na lasanha quando fui esquentar, já que não comemos tudo de uma vez. Daí a massa não fica muito seca. E quando for esquentar, coloque o papel alumínio.

– Rendimento: 4 porções
– Dificuldade: fácil
– Tempo: 40 minutos

*Fonte: Teka Laury – Vita Nutrire

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário