Receita vegana para celebrar o Dia Mundial da Massa: Espaguete à carbonara

0

*por CozinhAlternativa

– Tempo médio: 25 minutos
– Rende: 120g de espaguete à carbonara (porção para uma pessoa com fome)

Ingredientes

1/2 xícara de proteína de soja
Azeite de oliva para fritar a proteína de soja
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de molho shoyu
3 gotas de fumaça líquida (opcional)
1 xícara de castanhas de caju
1 colher de sopa de levedura nutricional (opcional)
1 xícara de água
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá rasa de sal
120g de espaguete
1 colher de manteiga vegana ou 4 colheres de óleo vegetal (para fritar o espaguete)
Pimenta preta a gosto

Modo de Preparo

Para fazer a panceta vegana hidrate meia xícara de proteína de soja durante 20 minutos. Escorra toda a água para deixar ela bem sequinha. Em uma frigideira frite a proteína de soja em azeite de oliva. Adicione pimenta preta e uma pitada de sal. Quando a proteína de soja estiver quase frita adicione 3 colheres de sopa de molho shoyu. Aguarde o shoyu evaporar por completo e adicione 3 gotas de fumaça líquida (opcional). Continue fritando até a proteína de soja ficar bem sequinha e reserve.

Para fazer o molho branco deixe 1 xícara de castanhas de caju de molho por 4 horas. Em um liquidificador adicione as castanhas de caju demolhadas por 4 horas, uma colher de chá rasa de amido de milho, uma colher de sopa de azeite de oliva, uma xícara de água, meia colher de chá sal e 1 colher de sopa de levedura nutricional (opcional). Bata no liquidificador até ficar com uma textura lisa. Passe o molho para uma panela e cozinhe em fogo médio até engrossar. Esse processo leva no máximo 5 minutos, não deixe engrossar demais.

Cozinhe 120g de espaguete. Em uma frigideira adicione uma colher de sopa de manteiga vegana ou 4 colheres de sopa do óleo vegetal de sua preferência. Adicione o espaguete cozido e ao dente e frite levemente em fogo baixo. Adicione pimenta preta, junte o molho branco ao espaguete e a proteína de soja. Misture tudo delicadamente e finalize com tempero verde.

Dicas

– Quanto mais você bater o molho branco no liquidificador ou processador mais lisinho ele vai ficar. Se para o seu gosto ele ficar muito encorpado vá adicionando água aos poucos para que ele fique mais leve.

– A proteína de soja fica bem preta por causa do molho shoyu, não tem problema, ela não está queimada! Se você tiver dúvida assista ao vídeo do preparo.

*Fonte e imagem: CozinhAlternativa



Deixe seu comentário