Receita: Torta vegana de tomates assados

0

Quer fazer um prato alegre e saboroso? Prepare uma torta vegana de tomates assados sugerida pelo André Fronza, do blog Tempero Alternativo! Além de deliciosa e saudável, não leva glúten em sua composição. Deixe sua mesa vibrante e apetitosa com esse salgado!

*Por André Fronza –
Tempero Alternativo

Confira os ingredientes da torta vegana de tomates assados

Ingredientes para a massa:

– 2 xícaras de farinha de grão-de-bico (220 g aproximadamente)

– 1/4 xícara de óleo vegetal (60 ml)

– 90 ml de água

– 1 colher de chá de sal

Ingredientes para a cobertura:

– 3 xícaras de tomates uva ou cereja (cerca de 500 g)

– 2 xícaras e 1/2 de tofu soft esmigalhado (aproximadamente 500 g)

– 1/2 xícara de manjericão (folhas frescas)

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva

– 2 colheres de chá de sal

– 1 colher de chá de páprica doce (opcional)

– 1 colher de chá de orégano e pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Como fazer a torta vegana de tomates assados

– Lave os tomates e transfira para uma assadeira. Adicione 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de páprica doce (opcional) e 2 colheres de sopa de azeite. Chacoalhe a assadeira para o tempero envolver todos os tomates.

– Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até todos os tomates murcharem. Na metade do tempo, retire a assadeira do forno e sacuda para os tomates assarem por igual.

– Enquanto os tomates assam, adicione todos os ingredientes da massa em um recipiente. Misture até formar uma bola homogênea.

– Transfira a massa para uma fôrma untada com óleo ou papel manteiga. Com as pontas dos dedos, espalhe a massa sobre o fundo e a lateral. Faça furos na massa com um garfo para não formar bolhas de ar quando assar.

– Deixe no forno preaquecido a 180°C, por cerca de 10 minutos.

– Em um liquidificador, ponha o tofu, as folhas de manjericão e 1 colher de chá de sal. Bata tudo até ficar cremoso e homogêneo.

– Com o creme de tofu pronto e a massa e tomates assados, monte a torta. Espalhe o creme sobre a massa, em seguida adicione os tomates. Finalize com orégano e pimenta-do-reino a gosto (opcional).

– Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos.

Dica do André Fronza para que a torta vegana de tomates assados fique ainda mais saborosa

– Caso não encontre farinha de grão-de-bico em lojas de produtos naturais, utilize os próprios grãos cozidos para fazer a massa. Confira como fazer aqui.

– Se você colocar os tomates frescos em cima da torta, sem assar previamente, eles vão soltar um líquido em cima do recheio e ensopar a massa. Por este motivo, é necessário assá-los separadamente.

– Para encurtar o tempo de preparo, prepare primeiramente os tomates assados porque eles demoram mais tempo para ficarem prontos. Enquanto estiverem assando, faça a massa e o creme de tofu. Depois, é só montar e pronto!

*Fonte e imagem: Tempero Alternativo



Deixe seu comentário