Receita: Nuggets veganos e sem glúten

0

“Apesar da longa lista de ingredientes para esta receita de nuggets veganos e sem glúten, todos eles são tradicionais em uma cozinha vegetariana e bem simples de encontrar.

A farinha de milho, eu considero insubstituível porque ela dá um gostinho especial (pode ser farinha de milho, flocos de milho ou polenta – a farinha né), já a farinha de arroz você pode substituir como desejar, pode ser farinha de trigo (branca ou integral), farinha de aveia, farinha de amêndoas…O importante é fazer, matar o desejo e se deliciar! Espero que vocês gostem!”

*Por Marina Godward

Ingredientes:

– 300g de tofu (aproximadamente 1 pacote)

– 1 xícara de farinha/flocos de milho

– 1 xícara de farinha de arroz

– Suco de 1 limão

– 2 colheres de sopa de shoyu

– 1 xícara de cenoura ralada

– ½ xícara de pimentão picadinho

– ½ xícara de cebola picadinha

– 1 colher de sopa de tempero verde picadinho

– 2 dentes de alho picadinhos

– Sal e pimenta a gosto

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva

– ¾ xícara de água

Modo de Preparo:

– Esprema o tofu para remover o excesso de água. Com um garfo, amasse bem e transfira para uma tigela grande. Adicione a farinha de milho, ½ xícara de farinha de arroz, suco de limão e shoyu. Misture bem.

– Adicione vegetais picados, sal, pimentão e demais temperos que desejar (meus favoritos são páprica doce e curry). Mexa, adicione o restante da farinha de arroz, azeite de oliva e água. Misture até que esteja bem incorporado.

– Agora é só moldar seus nuggets. Pegue uma quantidade de massa equivalente a uma colher de sopa, enrole em uma bolinha e depois amasse para formar um círculo (essa parte é livre, você pode moldar como preferir).

– Transfira seus nuggets veganos para uma forma antiaderente, de silicone ou previamente untada e leve ao forno (180°C) por 15* minutos. Remova, vire e leve ao forno por mais 15* minutos. Se passado esse tempo você achar que eles ainda não estão dourados o suficiente, asse por mais cinco minutos e confira.

* Tempo de cozimento pode variar de acordo com forno e preferências de cada um. O tempo sugerido é o tempo mínimo, talvez, se você prefira que ele fique mais sequinho e crocante, então, asse 20 minutos de cada lado.

*Fonte e imagem: Sou Vegetariano



Deixe seu comentário