Receita: Cheesecake vegano de chocolate

0

Essa receita de cheesecake vegano de chocolate, que também é sem glúten, é da Van, da Cozinha Alternativa. Você pode prepará-la especialmente para uma ocasião especial, pois além de ser deliciosa, tem um lindo visual!

Vamos aprender como fazer? Confira a seguir!

*Por Van – Cozinha Alternativa

Ingredientes da base

100 gramas de amêndoas com pele cruas
80 gramas de tâmaras sem caroço picadas
2 colheres de óleo de coco (derretido)
1 colher de chá de cacau em pó
2 colheres de sopa de açúcar demerara

Ingredientes do recheio

200g castanhas de caju deixadas de molho por 5 horas
Suco de um limão siciliano pequeno
1 colher de sopa rasa de cacau em pó
3 colheres de sopa de açúcar demerara
3 colheres de sopa de leite de coco firme
70 ml de água se necessário
3 morangos frescos picados para o topo
Açúcar de confeiteiro para decorar os morangos

Ingredientes da calda de chocolate

200 ml de leite de soja
1 colher de sopa de creme vegetal vegano
3 colheres de açúcar demerara
1 colher de sopa de cacau em pó

Modo de preparo da base

Em um mixer, triture as amêndoas e as tâmaras picadas, não precisa triturar demais. Adicione as duas colheres de óleo de coco derretido, cacau e o açúcar, bata novamente.

Coloque a mistura em uma forma de fundo removível. Molde a base do cheesecake. Aperte com uma colher ou com as mãos para que a base fique bem firme.

Modo de preparo do recheio

Em um liquidificador coloque as castanhas de caju demolhadas por 5 horas, o leite de coco firme e o suco de limão.

Bata até conseguir uma consistência cremosa e lisa, isso pode levar alguns minutos. Escolha a função “smoothie” caso seu liquidificador tenha. Se precisar coloque no máximo 70ml de água para atingir a consistência.

Quando estiver bem cremoso prove e adicione o açúcar demerara e o cacau em pó! Bata até ficar homogêneo. Prove uma última vez e ajuste o sabor colocando mais cacau/açúcar/suco de limão.

Despeje o recheio na forma e leve ao freezer.

Em uma panela junte o leite de soja, açúcar demerara, cacau em pó e o creme vegetal. Vá mexendo até atingir a consistência de calda. Retire do fogo e deixe esfriar.

Leve ao freezer por 2 horas (no máximo para não congelar). Antes de servir coloque a calda de chocolate por cima do cheesecake a seu gosto (eu coloco muuuuuita calda) decore com raspas de chocolate vegano (opcional) adicione morangos frescos e coloque no topo, use açúcar de confeiteiro para dar o toque final! Bom apetite!

Dicas para a receita do cheesecake vegano de chocolate

A consistência do cheesecake fica mais ou menos cremosa de acordo com o tempo de molho das castanhas de caju, portanto, não ignore este processo.

O tempo de 5 horas faz com que as castanhas fiquem mais macias e próprias para serem transformadas em creme. Se desejar deixar mais tempo de molho, sem problema!

Eu utilizei o açúcar demerara nessa receita, mas, se você quiser, pode usar o açúcar comum. Só atente ao sabor, pois ele costuma ser mais doce que o demerara.

A base do cheesecake não é exatamente uma massa moldável, é normal. Você terá que adicionar o óleo de coco para dar uma liga e moldar a mistura na base da forma. Quanto mais pressionar, melhor.

Esse cheesecake não passa por processo de cozimento é vegano e glúten free. É extremamente saboroso e o melhor: qualquer pessoa pode comer.

– Tempo médio: 30 minutos para o preparo + 2 horas de congelamento.
– Rendimento: 1 forma de 15 cm de diâmetro

*Fonte e imagem: Cozinha Alternativa



Deixe seu comentário