Universidade Federal do Paraná (UFPR) idealiza Programa de Direito Animal

0

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) idealizou o Programa de Direito Animal como parte do currículo pleno do curso de graduação em Direito da instituição.

Com a inauguração do programa, foi incluída na grade curricular do curso de Direito a disciplina de Tutela Jurisdicional dos Animais. As aulas iniciaram no primeiro semestre de 2019.

A nova disciplina foi apresentada pelo Professor Dr. Vicente de Paula Ataide Junior, durante uma reunião realizada em junho de 2018.

Programa de Direito Animal tem sua primeira turma

No dia 18 de junho de 2019, aconteceu o último encontro da primeira turma da disciplina tópica Tutela Jurisdicional dos Animais, idealizada e lecionada pelo Prof. Dr. Vicente de Paula Ataide Junior. Os alunos fizeram uma autoavaliação do seu desempenho e opinaram sobre as atividades realizadas ao longo das aulas do programa.

Os alunos receberam três certificados de atividade de extensão, relacionados à participação no I Seminário de Direito Animal da UFPR e à palestra ministrada pelo Professor Francisco José Garcia Figueiredo. Os estudantes ganharão, ainda, um certificado pela produção de peças processuais durante o semestre letivo.

A disciplina continuará na grade curricular da universidade e será criado um grupo de extensão em Direito Animal na instituição, para que os alunos possam dar continuidade na elaboração de documentos e artigos científicos na área.

Para saber mais informações, acesse o site do Programa de Direito Animal aqui.

Programa de Direito Animal: criação da página Animais com Direitos

A primeira turma criou, durante a disciplina, a página Animais com Direitos (acesse aqui). A plataforma surgiu como uma forma de expandir os materiais e conhecimentos sobre a área e a defesa dos animais.

O site tem também o objetivo de estudar, sistematizar e disseminar o Direito Animal. Os idealizadores têm o propósito de fomentar estudos científicos para a elaboração da dogmática jurídica do Direito Animal no Brasil.

Além disso, a página visa auxiliar a judicialização responsável das demandas que envolvem a defesa da dignidade dos animais.

*Fonte: Animais com Direitos

*Imagem: divulgação/UFPR

Você também pode gostar de ler:

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Direito Animal

Entrevista com o Juiz Federal Dr. Vicente de Paula Ataide Junior sobre Direito Animal

Por que comer carne é muito mais do que uma questão de direitos dos animais

 

 



Deixe seu comentário