Receita: Polenta vegana com cogumelos e pasta de tomate cereja

0

Quer surpreender a família com um lindo prato num almoço ou jantar especial? Esta receita de polenta vegana com cogumelos e pasta de tomate cereja, sugestão do restaurante Zazá Bistro para a Casa Vogue, é muito saborosa! Faz sucesso pela variedade de cogumelos e por acompanhar uma pasta de tomate cereja e um creme de amêndoas. Confira o passo a passo e aproveite!

*Por Luciana Ramos

Ingredientes da polenta vegana com cogumelos e pasta de tomate cereja:

Para a polenta

– 1 litro de leite de amêndoas

– 140 g de polenta pré-cozida

– 5 g de alho picado

– 1 molhe de espinafre

Para a pasta de tomate cereja

– 1 kg tomate cereja

– 40 g de alho picado

– 30 ml azeite de oliva

– Tomilho a gosto

– Alecrim a gosto

– Sal/pimenta a gosto

Para o creme de amêndoas tostadas

– 3 cabeças de alho

– 2 cebolas médias

– 120 g champignons paris

– 150 g de amêndoas tostadas

– 1 litro de caldo vegetal

Modo de preparo da polenta vegana com cogumelos e pasta de tomate cereja:

– Polenta: frite o alho em fogo baixo com uma pitada de sal. Quando dourar, acrescente o leite de amêndoas e deixamos ferver. Quando ferver, acrescente a polenta pouco a pouco e mexa para não fazer grumos. Quando a polenta já estiver cremosa, ajuste o sal, acrescente as folhas de espinafre e misture com uma colher de policarbonato. Forre um molde com filme plástico e deixe a polenta para esfriada para posteriormente poder cortá-la. Reserve.

– Pasta de tomate: em uma panela doure o alho, em seguida a cebola. Acrescente o tomate, o tomilho e o alecrim, cozinhando em fogo médio e mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Mexa até que os tomates se desfaçam em pedaços e a água evapore criando uma textura mais firme. Reserve.

– Cogumelos: esquente uma frigideira de fundo grosso. Quando estiver bem quente, coloque um pouco de azeite. Salteie os cogumelos em fogo alto por aprox. 30 segundos. Em seguida acrescente o alho e salteie um pouco mais (aprox. 30 segundos).

– Creme de amêndoas: doure o alho e a cebola. Acrescente o Paris em lâminas e salteie até dourar. Em seguida acrescente o caldo vegetal e as amêndoas tostadas, deixando cozinhar por 5 minutos. Triture a mistura em um liquidificador, ajuste o sal e reserve para a montagem.

Finalização da polenta vegana com cogumelos e pasta de tomate cereja:

Corte a polenta em quadrados e sele em uma frigideira antiaderente até dourar. Coloque no prato. Esquente o tomate e coloque por cima da polenta (uma camada de 2 cm). Acrescente os cogumelos salteados por cima do tomate. Decore com brotos. Sirva com o creme de amêndoas a parte, colocando-o por cima do prato no momento de servir.

*Fonte: por Luciana Ramos para a Casa Vogue (sugestão da receita: Zazá Bistro)

*Imagem: divulgação

Você também pode gostar de ler:

Receita: polenta vegana com pesto de espinafre e grão-de-bico

Receita: Polenta com ragu de carne de soja (vegana)

– Receita: Polenta vegana com tempeh e shitake



Deixe seu comentário