Plantas brasileiras: País possui grande diversidade de vegetais nutritivos e pouco explorados

0

Há uma grande quantidade de plantas brasileiras que têm um potencial nutritivo e são pouco conhecidas, de acordo com notícia divulgada pelo site Gazeta do Povo. A nutricionista Daniele Dominoni, em entrevista para o veículo, informa que o Brasil possui aproximadamente dez mil plantas comestíveis. Porém, muitas pessoas não têm acesso ou desconhecem que alguns vegetais possam ser ingeridos.

Segundo a nutricionista Bruna de Oliveira, estudos indicam que, no mundo, há cerca de 30 mil possibilidades alimentares vegetais. Mas, somente 120 variedades desses alimentos são consumidas durante o ano, em média.

Daniele Dominoni comenta que esse comportamento acontece devido à industrialização, já que muitas pessoas deixaram de procurar por alimentos naturais, com o avanço das facilidades proporcionadas pelas indústrias alimentícias. “Com o crescimento do agronegócio, muitas plantas acabaram sendo esquecidas, e passamos a consumir principalmente as plantas produzidas por ele, como soja, arroz, milho, alface e tomate”, explica a nutricionista.

Plantas brasileiras: PANCs são acessíveis e nutritivas

A nutricionista Bruna Oliveira é especialista em PANCs, que são as plantas alimentícias não convencionais. Ela acredita que as pessoas devem coletar esses vegetais, devido à facilidade de achá-los e pelo seu potencial nutritivo.

“Muitas PANCs são plantas que crescem de forma espontânea, em jardins, quintais e até mesmo em calçadas, e em diversas vezes sendo consideradas ‘mato’”, observa.

“Qualquer planta alimentícia, convencional ou não, pode ser cultivada em ambientes domésticos, dependendo das quantidades de luz solar e irrigação que a planta estará exposta”, acresceta.

Para conferir a matéria na íntegra e verificar fotos e uma relação das espécies de PANCs e frutas que você pode cultivar, acesse a Gazeta do Povo.

*Fonte: Gazeta do Povo

*Imagem: divulgação

Você também pode gostar de ler:

Quase 600 espécies de plantas foram extintas no planeta nos últimos 250 anos

Conheça as PANCs e descubra a importância destas plantas

As plantas sentem dor? O que a ciência diz



Deixe seu comentário