Celebre o Dia da Pizza com 7 receitas veganas deliciosas

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No dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Pizza! O que acha de aproveitar a data para preparar deliciosas pizzas veganas com seus amigos? Selecionamos 7 receitas desse prato italiano que faz sucesso no Brasil, em versões sem ingredientes de origem animal, sem glúten, integral, entre outros, para você saborear. Confira as sugestões a seguir e bom apetite!

Confira a seguir 7 receitas de pizzas veganas

1) Pizzas veganas: pizza integral de cogumelo com queijo vegano

*Por Juliana Couto

Ingredientes da massa:

– 400g de farinha de trigo

– 300g de farinha de trigo integral

– 15g de fermento biológico seco

– 450ml de água morna

– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

– 2 colheres (chá) de sal

Ingredientes do queijo vegano:

– 200g de mandioca cozida

– 1 copo da água do cozimento

– 1/2 copo de castanha de caju

– 1 colher (sopa) de cebola

– 2 colheres (chá) de sal

– 1 colher (sopa) de polvilho azedo

– 1/2 colher (chá) de orégano

Ingredientes do recheio:

– 1 brócolis

– 1 bandeja de cogumelo paris

– 1 colher (sopa) de shoyu

– 1/2 colher (sopa) de açúcar de coco

– 200g de tomate cereja confit ou cru

– 1 alho poró

– 4 colheres (sopa) de azeitonas pretas

– 1 maço de manjericão

– 400ml de molho de tomate

Instruções para a massa:

– Misture os ingredientes secos. Adicione água morna gradualmente.

– Sove a massa por 10 a 15 minutos. Coloque em um recipiente forrado com farinha.

– Leve para descansar por 1 hora.

– Divida a massa em 3 partes. Unte a mesa com farinha. Unte a forma com azeite. Leve ao forno alto pré-aquecido por 4 minutos.

– Tire do forno e adicione o restante dos ingredientes. Leve ao forno por cerca de 10 minutos.

Como fazer o queijo:

– Deixe a castanha de molho por no mínimo 3 horas. Descarte a água e leve ao liquidificador com os demais ingredientes.

Como preparar o recheio:

– Refogue o cogumelo em uma frigideira com azeite. Quando secar, adicione o shoyu e o açúcar.

– Sele o brócolis em uma frigideira com azeite e sal. Pique o restante dos ingredientes e adicione na pizza.

*Fonte: Vegana Prática

2) Pizzas veganas: pizza vegana de frigideira

*Por Paula Lumi

Ingredientes da massa:

– 1 xícara de farinha de trigo

– 1/2 colher (chá) de sal

– 1 colher (sopa) de óleo

– 1/2 xícara de água

Ingredientes do recheio:

– 350ml de tofupiry (catupiry vegano de tofu)

– 1 xícara de brócolis cozido cortado em floretes pequenos

– 1 xícara de milho verde

– 2 tomates picados

– Manjericão a gosto

– Orégano a gosto

Modo de preparo:

– Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Acrescente metade da água e mexa com as pontas dos dedos até a mistura ter aspecto de uma farofa grossa.

– Acrescente o óleo e o restante da água aos poucos. Vá misturando com as mãos e sentindo o ponto da massa, que é quando ela está macia, fácil de amassar, mas não grudenta. Evite acrescentar mais farinha. Se tiver tempo, deixe descansar por 10 minutos.

– Sove a massa por alguns minutos, fazendo movimento com as mãos de abrir e dobrar a massa sobre ela mesma.

– Faça um rolinho com a massa e corte com uma faca em 4 partes iguais. Abra a massa com um rolo em discos fininhos numa bancada enfarinhada. Deixe na própria bancada até o momento de irem para a frigideira.

– Leve uma frigideira para aquecer em fogo médio, coloque a massa e vá apertando bem com uma espátula. Algumas bolinhas vão começar a se formar. Quando já estiver começando a ficar dourada por baixo, vire, desligue o fogo e monte a pizza, passando o tofupiry e colocando os legumes.

– Ligue o fogo novamente em temperatura baixa, tampe para abafar a massa assar e esquentar o recheio.

– Coloque o manjericão e o orégano e sirva quentinha.

*Fonte: Presunto Vegetariano

3) Pizzas veganas: pizza vegana e sem glúten

*Por Paloma Moreira

Ingredientes da primeira parte:

– 150ml de água morna

– 10g de fermento biológico seco

– 1 colher (sopa) de açúcar mascavo

– 1/4 xícara de farinha de arroz

Ingredientes da segunda parte:

– 1 xícara (chá) de farinha de arroz

– 3 colheres (sopa) de azeite

– 1 colher (chá) rasa de sal

Modo de preparo:

– Em um recipiente, adicione a água morna, o fermento, o açúcar e a farinha de arroz (apenas 1/4 xícara).

– Misture um pouco, cubra o recipiente com filme plástico e deixe descansando por 10 minutos (de preferência em algum lugar levemente quentinho, sugiro que seja dentro do micro-ondas desligado ou dentro do forno desligado).

– Após esse tempo, tire o filme plástico do recipiente e reserve.

– Em um recipiente, adicione a farinha de arroz (1 xícara), o azeite, o sal e o conteúdo que estava reservado (com o fermento, açúcar, água morna e farinha de arroz).

– Misture manualmente até que a massa fique bem homogênea, macia e sem grudar nas mãos.

– Cubra esse recipiente com filme plástico e deixe a massa descansar por 1 hora (dentro do micro-ondas ou forno desligados, de preferência com algum copo com água quente ao lado).

– Após esse tempo, abra manualmente a massa em uma assadeira própria para pizza ou outra de sua preferência.

– Adicione um molho de tomate caseiro (veja a receita aqui).

– No forno pré-aquecido, deixe assando por 30 minutos, a 180ºC.

– Retire. Sirva.

*Fonte: Paveg

4) Pizzas veganas: pizza vegana com abobrinha

*Por Ana Cristina

Ingredientes:

– 200ml de água morna

– 2 xícaras de farinha de trigo integral (pode ser também farinha branca)

– 1 envelope de fermento biológico seco (7 gramas)

– 1 colher (chá) de açúcar

– 1/2 colher (chá) de sal

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva

– 1 copo (250ml) de abobrinha ralada

Como fazer:

– Misture o fermento, o sal, o azeite e o açúcar na água morna. Espere uns 3 minutos até que o fermento esteja bem dissolvido.

– Adicione a abobrinha ralada e misture bem. Em seguida, vá adicionando a farinha e mexa até que a massa desgrude suas mãos. Adicione mais farinha se a massa estiver muito mole.

– Deixe a massa crescer por 20 minutos.

– Preaqueça o forno a 200°C. Num papel manteiga, abra a massa em forma de disco. A massa fica um pouco mole pela adição de abobrinha, então, recomendo abri-la em cima do papel manteiga com as mãos (comece no centro e com os dedos vá abrindo para as laterais.

– Leve para assar por 10 minutos a 200°C (altamente recomendado assar a massa um pouco antes de colocar a cobertura).

– Retire do forno, adicione a cobertura de sua preferência. Asse por mais uns 10-15 minutos a 200°C, até que a massa esteja levemente dourada.

– Sirva com levedura nutricional.

*Fonte: Vegan and Colors

5) Pizzas veganas: pizza margherita vegana

*Por Van Machado

Ingredientes da massa:

– 450g de couve-flor

– 1 colher (chá) de alho em pó

– 10 folhas de manjericão fresco

– 1/2 colher (chá) de sal

– Pimenta preta a gosto

– 3 colheres de azeite de oliva

Ingredientes do recheio:

– 3 tomates italianos (ou tomate comum)

– 1/2 punhado de tomate cereja

– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

– Queijo vegano (opcional)

– Manjericão fresco

Modo de preparo:

– Rale a couve-flor crua previamente lavada e seca.

– Em um bowl, adicione a couve-flor ralada, sal, alho em pó, azeite de oliva, pimenta preta e manjericão fresco.

– Mexa tudo até que fique homogêneo. Se precisar, adicione um pouco mais de azeite de oliva, caso a massa esteja com aspecto muito seco.

– Em uma forma redonda grande de fundo removível, despeje a massa e apalpe com uma colher ou com as mãos.

– Remova a lateral da forma e asse a massa da pizza em forno preaquecido a 220°C, durante 35 minutos.

– Corte os tomates comuns/italianos em rodelas finas e os tomates cereja em gomos para rechear a pizza. Se você quiser usar queijo vegano, basta adicionar antes dos tomates.

– Adicione o manjericão fresco e o azeite de oliva para finalizar.

– Asse mais uma vez a 220°C de 10 a 15 minutos.

– Retire do forno e está pronto!

*Fonte: Cozinha Alternativa

6) Pizzas veganas: pizza de berinjela

*Por Monica Hering

Ingredientes da massa:

– 3/4 xícara de água morna

– 1 colher (sopa) de fermento biológico instantâneo

– 1 colher (sopa) de açúcar

– 1 xícara de farinha de trigo

– 1 xícara de farinha de trigo integral

– 1 colher (chá) de sal

– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Ingredientes da cobertura:

– 1 berinjela média fatiada

– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

– 1/2 cebola roxa

– Sal e pimenta-do-reino

– 1/2 lata de tomates pelados

– 1/2 xícara de tomates cereja

– 1/4 xícara de cottage de tofu

– Azeitonas verdes

– Raminhos de tomilho

Modo de fazer:

– Misture o fermento e o açúcar. Acrescente a água morna, misture e cubra. Deixe descansar por 10 a 15 minutos.

– Misture a farinha e o sal. Faça uma cavidade no centro e junte o fermento e o azeite.

– Mexa até formar uma bola. Deixe descansar por 1 hora.

– Preaqueça o forno (180 a 200°C).

– Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha. Divida em duas partes. Abra com um rolo de massa.

– Transfira para uma assadeira untada com azeite.

– Espalhe o suco do tomate na massa de pizza crua. Leve ao forno por 8 a 10 minutos.

– Refogue as fatias de berinjela no azeite.

– Junte a cebola e refogue por mais alguns minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

– Quando a massa estiver pré assada, retire do forno. Cubra com o tomate pelado picado e as fatias de berinjela e cebola em tiras.

– Espalhe na cobertura os tomates cereja divididos ao meio, azeitonas picadas, o cottage de tofu em pequenas colheradas e o tomilho.

– Volte ao forno por 10 a 15 minutos.

–  Sirva.

*Fonte: Santo Legume

7) Pizzas veganas: pizza rosti de batatas

Ingredientes:

– Batatas

– Temperos e ervas, a gosto

– 1 colher (chá) de sal

– Tomates

– Queijo vegano a gosto

– Cobertura a gosto (tomates, pimentão, azeitona, ervas frescas)

Como fazer:

– Preaqueça o forno a 200˚C.

– Descasque as batatas e rale-as usando a parte mais grossa do ralador. Coloque as batatas em uma tigela grande e adicione o sal e as ervas, misturando bem.

– Escoe/drene o máximo de líquido que conseguir das batatas e transfira para uma forma de pizza.

– Asse por 30 minutos.

– Remova do forno, adicione os demais ingredientes para a cobertura e retorne ao fogo até derreter o queijo.

– Sirva.

*Fonte: Veganana

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