Pés saudáveis e hidratados com produtos de qualidade e que respeitam a vida

0

Para manter os pés saudáveis e hidratados, é preciso ter uma rotina de cuidados, assim como em outras regiões do corpo. Muitas pessoas, devido à correria do dia a dia, acabam dando mais atenção para o rosto, por exemplo. Mas, assim como a face, os pés também sofrem com o ressecamento e, se não são tratados adequadamente, podem ficar, inclusive, com rachaduras. Veja a seguir a importância de hidratá-los, sobretudo com produtos que não agridem nem aos animais e o meio ambiente, como os veganos, orgânicos e naturais.

Clique aqui para conhecer os cosméticos veganos, orgânicos e naturais da loja Mimi Veg

Importância de manter os pés saudáveis e hidratados

São os pés que carregam, todos os dias, o peso do corpo. Isso faz com que eles precisem de cuidados para que fiquem saudáveis e hidratados. Além disso, são afetados com a ação do vento, da poluição, dos raios solares, do uso de sapatos inadequados, entre outros. Esses fatores acarretam uma série de problemas, como ressecamento e até mesmo fissuras. Além de ser um incômodo, há também o risco de contaminação de bactérias e fungos (veja mais aqui).

Segundo o dermatologista Adilson Costa, a hidratação deve começar no banho, com sabonete e água, para preparar os pés e potencializar a hidratação nessa região (saiba mais aqui).

Além disso, fazer uma boa limpeza e esfoliar as partes mais grossas dos pés, como os calcanhares, é importante, como indica a dermatologista Patrícia Nakahodo. Ela acrescenta, ainda, que as lixas precisam ser aplicadas com algumas precauções e ressalta a importância da hidratação. “As lixas só devem ser usadas nos locais mais ásperos. E nunca se esqueça de hidratar a região em seguida”, recomenda (leia mais aqui).

A especialista indica também que o creme hidratante seja passado nos pés todos os dias, de preferência à noite. “Indico o uso noturno. Eles devem ser aplicados diariamente, não vale passar de vez em quando”, alerta Patrícia (entenda mais aqui).

Pés saudáveis e hidratados: cuidados com os produtos

Outro cuidado que deve ser tomado, é em relação aos produtos usados. Grande parte dos hidratantes convencionais possuem componentes químicos agressivos, que podem ser nocivos ao corpo, à saúde e também aos animais e meio ambiente.

Uma substância comum nos cremes hidratantes é a vaselina, que é um petrolato. O ingrediente é muito empregado nesse tipo de cosmético, por ser mais barato e produzido em grandes quantidades. Mas, conforme o consultor, pesquisador em cosmetologia e farmacêutico, Lucas Portilho, pesquisas indicam que a substância está relacionada com o surgimento de algumas doenças graves. “No petrolato bruto existem substâncias chamadas hidrocarbonetos aromáticos. Um estudo norueguês concluiu que esses componentes aromáticos estão diretamente relacionados com o aparecimento de câncer em trabalhadores expostos ao petrolato não refinado”, informa (veja mais aqui).

Além disso, o componente agride os animais e o meio ambiente. De acordo com a especialista em estética e cosmetologia e embaixadora do Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Isabel Piatti, o petrolato demora muito para se decompor e impacta negativamente a vida de animais. “Essa substância leva dezenas de anos para desaparecer no ambiente, matando a vegetação e microrganismos, causando infertilidade, entre outros impactos”, declara (leia mais aqui).

O parabeno é outro ingrediente muito empregado nesses produtos. Utilizado para evitar a proliferação de fungos e bactérias, o componente pode ser bem prejudicial à saúde. Segundo a dermatologista Flávia Ravelli, estudos têm mostrado que a substância está relacionada com o desenvolvimento de câncer de mama, melanoma e, ainda, pode afetar a fertilidade (veja mais aqui). Assim como os petrolatos, o parabeno também gera danos aos animais e meio ambiente (saiba mais aqui).

Pés saudáveis e hidratados com produtos veganos, orgânicos e naturais

Para evitar o envio de componentes agressivos ao seu corpo, o mais recomendado é escolher produtos que não tenham formulação nociva, como é o caso dos veganos, orgânicos e naturais.

Os produtos veganos, por exemplo, não possuem ingredientes de origem animal em sua composição, assim como não testam em animais. São muito indicados para todos os tipos de pele, sobretudo as mais sensíveis, que sofrem com irritações e alergias, causadas por substâncias agressivas (veja mais aqui).

Os produtos orgânicos, por sua vez, são fabricados sem o uso de agrotóxicos. Dessa forma, respeitam a comunidade local e o meio ambiente. Além disso, a ausência desse tipo de substância evita o surgimento de doenças (entenda mais aqui).

Já os naturais são feitos com extratos provenientes da natureza, sem a adição de agentes químicos, que afetam os animais e o meio ambiente. São, ainda, altamente hidratantes, por levarem em sua formulação a manteiga de karité (saiba mais aqui).

Para garantir pés saudáveis e hidratados, escolha produtos veganos, orgânicos e naturais. Eles são desenvolvidos para preservar sua saúde, a vida dos animais e a qualidade do meio ambiente.

*Fontes: Dermaclub; Universa; Beleza na Web; Tudo Ela; Amigos da Natureza

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário