Pele sensível ou alérgica: escolha produtos livres de substâncias prejudiciais

0

Quem tem pele sensível ou alérgica sofre bastante na hora de escolher produtos que tratam a derme. Qualquer creme ou maquiagem convencional pode causar irritação. Os sintomas mais comuns são: vermelhidão, coceira, ressecamento, descamação, entre outros. Quando a alergia toma proporções maiores, a pessoa corre o risco de adquirir angioedema alérgico (saiba mais aqui).

De acordo com um estudo publicado no Journal of Cosmetics Dermatology, aproximadamente 62% das mulheres e 52% dos homens possuem irritação na pele devido ao uso de cosméticos (veja mais aqui). Esses dados mostram que, os produtos convencionais, com elementos químicos nocivos em sua composição, não são os mais adequados para quem tem pele sensível ou alérgica. Além disso, esse tipo de produto não respeita os animais e o meio ambiente, causando sofrimento e danos a eles.

Pele sensível ou alérgica: produtos convencionais têm substâncias tóxicas

Diversos produtos que as pessoas utilizam diariamente para cuidados básicos de higiene pessoal ou maquiagem contêm elementos que são extremamente prejudiciais ao organismo, provocando alergias e irritações.

Entre os elementos presentes, um dos mais comuns é o detergente. Esse componente tem a função de remover oleosidades e sujeiras da pele. Mas, um estudo realizado pelo professor e pesquisador Richard Guy, do Departamento de Farmácia e Farmacologia da Universidade de Bath (Reino Unido), mostrou que um tipo dessa substância, o lauril sulfato de sódio (LSS), pode ocasionar severas irritações na derme e, inclusive, afetar suas funções. (saiba mais aqui).

O LSS gera perda de água, causando desidratação, além de irritar a derme ao afetar os óleos naturais. Isso reduz a habilidade da pele de proteger o organismo de alergênicos (confira mais aqui).

Outra substância muito usual nos produtos convencionais é o parabeno. Ele pode desencadear diversos problemas na região cutânea, como alergias e irritações (veja mais aqui).

Pele sensível ou alérgica: dê preferência a produtos veganos, naturais e orgânicos

Se você sofre com pele sensível ou alérgica, deve dar preferência a produtos que não possuem substâncias químicas em sua fórmula. Ao escolher um item vegano, natural e orgânico, você não envia elementos tóxicos ao seu organismo, eliminando as probabilidades de ter irritações em sua pele.

Os produtos veganos, naturais e orgânicos prezam pela saúde e bem-estar do corpo, do meio ambiente e dos animais. As substâncias presentes neles são provenientes da natureza, sem a adição de componentes prejudiciais, como detergentes e parabenos.

Segundo a dermatologista Cintia Melo, os produtos veganos são uma excelente opção para quem tem alergias ou outros problemas na derme (leia aqui).

De acordo com a especialista, os produtos naturais, livres de conservantes, trazem diversos benefícios com o uso regular e são indicados para quem é alérgico. “Além da produção ecologicamente sustentável, o risco de alergias pode ser menor nesse grupo devido à presença de biomoléculas, que costumam ser mais aceitas pelo organismo”, pontua (saiba mais aqui).

Os produtos naturais e orgânicos também são alternativas para quem tem pele sensível ou alérgica, por possuírem matéria-prima pura. Essa característica não gera uma agressão à derme, conforme Soraia Zonta, fundadora da Bioart (confira aqui).

Ao usar produtos veganos, naturais e orgânicos, além de proporcionar benefícios para sua pele, evitando alergias e irritações, você está salvando animais da cruel indústria de testes e contribuindo para um meio ambiente com menos poluição.

*Fontes: Dermaclub; Minha Vida; Tua Saúde; BBC; O Globo; Marie Claire

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário