Pele ressecada: veja cuidados e benefícios dos produtos veganos, orgânicos e naturais

0

Quem está com a pele ressecada precisa tomar uma série de cuidados para mantê-la bonita e saudável, sobretudo em estações mais secas e frias, como o outono e inverno. Além disso, é importante escolher produtos que não levam ingredientes tóxicos e não agridem os animais e a natureza. Veja a seguir algumas dicas que evitam o ressecamento e saiba os benefícios de escolher opções veganas, orgânicas e naturais.

Pele ressecada: o que causa e características

O ressecamento na pele pode acontecer por diversos motivos, como: clima frio, ação do vento, exposição ao sol, uso constante de água quente, ingestão insuficiente de água, contato com substâncias mais agressivas, hormônios, entre outros.

Em uma pele ressecada podem surgir algumas feridas e até mesmo ocorrer a formação de rachaduras. Regiões como joelhos, cotovelos, calcanhares e pernas, que têm uma menor concentração de glândulas sebáceas, são as mais afetadas do corpo, de acordo com a dermatologista Betina Stefanello (saiba mais aqui).

Pele ressecada: cuidados

Há alguns cuidados que podem ser tomados para evitar que a pele fique ressecada. Esses tratamentos devem ser realizados em todos os períodos do ano, sobretudo em épocas mais frias. Segundo a dermatologista Irene Dantas, não se deve lavar o rosto ou corpo mais do que duas vezes por dia. O excesso de lavagens ajuda a eliminar a proteção e a hidratação natural da pele, contribuindo para o ressecamento (veja mais aqui).

Ao higienizar o rosto, é necessário ficar atento, ainda, com a temperatura da água. Se estiver muito quente, pode ressecar sua pele, conforme a dermatologista Fabiana Ueda. Ela acrescenta, ainda, que deve-se evitar o uso de buchas na hora do banho, porque elas retiram um pouco da gordura da pele (leia mais aqui).

Beber bastante água também é fundamental para evitar que a pele fique ressecada. A hidratação precisa vir de fora para dentro. Para o dermatologista Jorge Mariz, as pessoas devem consumir uma dose diária de 2 litros de água (saiba mais aqui).

Esfoliar a pele é outra ação que ajuda a evitar o ressecamento. Para que sua pele receba a hidratação, é preciso que as células mortas sejam removidas do rosto e corpo. A esfoliação ajuda nessa limpeza, de acordo com a dermatologista Sineide Berbert Ferreira(confira mais aqui).

Para proteger sua pele da exposição do sol, é imprescindível usar protetor solar. Ao utilizá-lo, sua pele ficará protegida de raios ultravioletas nocivos, que ressecam extremamente a derme, segundo a dermatologista Paula Chicralla (confira mais aqui).

Escolha produtos veganos, orgânicos e naturais para cuidar da pele ressecada

Escolher produtos adequados também é uma forma de prevenir o ressecamento e cuidar da pele.

Os produtos que não são orgânicos e naturais contêm substâncias químicas nocivas, como o lauril sulfato de sódio, por exemplo. Ele é comum em sabonetes e remove a umidade das camadas superiores da pele, promovendo o ressecamento, segundo a dermatologista Bianca Gastaldi (leia mais aqui).

As opções orgânicas e naturais possuem componentes extraídos diretamente da natureza, que não ressecam e nem danificam sua pele. Além disso, produtos veganos não têm ingredientes de origem animal, nem são testados em animais (veja mais aqui).

Os produtos veganos, orgânicos e naturais com a função hidratante e ingredientes provenientes da natureza possuem elementos como a manteiga de karité e a de cupuaçú, que têm alto poder emoliente, capaz de deixar sua pele macia e hidratada, sem nenhum tipo de dano (leia mais aqui).

A aloe vera e o óleo de buriti também são muito usados nos produtos veganos, orgânicos e naturais, devido ao seu poder de hidratação (veja mais aqui).

Dê preferência aos produtos veganos, orgânicos e naturais ao cuidar da sua pele. Dessa forma, você vai deixá-la ainda mais bonita e saudável, além de preservar os animais e o meio ambiente.

*Fontes: Dermaclub; O Globo; Gaúcha ZH; Beleza Extraordinária; Meu Estilo; Arte dos Aromas; Dicas de Mulher

*Imagem: divulgação

Você também pode gostar de ler:

Como os produtos veganos, naturais e orgânicos podem auxiliar no tratamento da acne

Hidratação das mãos: aposte em produtos veganos, orgânicos e naturais

Escolha cosméticos veganos, orgânicos e naturais para cuidar do seu rosto



Deixe seu comentário