Papa Francisco é desafiado a seguir dieta vegetariana estrita na Quaresma

0

Na última quarta-feira (06), o Papa Francisco foi desafiado por uma menina de 12 anos, a ativista Genesis Butler, a aderir a uma dieta vegetariana estrita durante a Quaresma, período considerado sagrado para os cristãos. Caso o pontífice aceite a proposta, será doado 1 milhão de dólares para uma instituição de caridade escolhida por ele.

A proposta faz parte de uma campanha mundial lançada nesta quarta-feira, a Million Dollar Vegan (conheça aqui). Em sua carta aberta ao papa, Genesis relacionou a pecuária com o desmatamento, o aquecimento global e disse como a indústria de carne é cruel com os animais.

No comunicado, ela pede que as pessoas tomem uma atitude. “Sua Santidade, devemos agir. A mudança para uma dieta baseada em vegetais terá benefícios ambientais substanciais. Protegerá nossa terra, árvores, oceanos e ar e ajudará a alimentar os mais vulneráveis do mundo. Também pode beneficiar a saúde humana, já que se comprovou que uma dieta à base de vegetais reduz o risco de muitas doenças crônicas comuns, como doenças cardíacas, obesidade, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer”, argumenta.

Para conferir o texto na íntegra, clique aqui.

A autora da carta é conhecida mundialmente pelo seu trabalho em prol dos direitos animais e do meio ambiente. Genesis Butler é vegana desde os 6 anos de idade e é a pessoa mais jovem a apresentar um TED Talk, uma das palestras mais renomadas do mundo.

Desafio do Papa Francisco: quem está por trás da campanha

A Million Dollar Vegan tem como CEO o fundador da Veganuary (saiba mais aqui), Matthew Glover. Ao jornal La Reppublica, da Itália, ele disse que a campanha precisa ser ousada para agitar os líderes políticos mundiais (confira mais aqui).

Muitas personalidades, como Paul McCartney, o cantor Moby, o ator Joaquim Phoenix, entre outros, assinaram uma petição para pressionar o Papa Francisco. Para assinar, clique aqui.

Os organizadores da campanha preparam um guia, que foi traduzido em vários idiomas, com conteúdo específico para cada país. O documento contém informações sobre como seguir uma dieta vegetariana estrita, com dicas nutricionais, sites de receitas, produtos veganos, obras para ler e ver, entre outros. Para baixar o arquivo, clique aqui.

*Fontes: La Repubblica; Correio Braziliense; Exame

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário