Opções veganas agora são ‘essenciais’ para estabelecimentos comerciais, diz importante publicação sobre alimentos

0

As opções veganas estão tendo mais espaço em diversos estabelecimentos comerciais, como mercados e restaurantes. Várias redes do ramo já perceberam o crescimento do consumo de produtos sem ingredientes de origem animal e estão desenvolvendo mercadorias que atendem a esse público. Mais do que uma tendência, o veganismo já está sendo adotado por grande parte dos consumidores de lojas tradicionais.

*Por Maria Chiorando para o Plant Based News

Oferecer opções veganas e vegetarianas agora é essencial estabelecimentos comerciais, como mercados e restaurantes, de acordo com um relatório no The Caterer (confira aqui).

Embora a dieta sem carne e com vegetais já tenha sido vista como nicho, ela foi inserida no mainstream (gosto popular), segundo o relatório.

O artigo lista uma série de grandes lançamentos veganos por varejistas e restaurantes este ano – muitos direcionados aos vegetarianos e veganos.

Opções veganas nos supermercados

Este ano houve uma grande mudança na oferta de produtos veganos em supermercados, com a Tesco, a Sainsbury’s, a Waitrose e a Iceland, que adicionaram itens à base de plantas às suas prateleiras.

A Tesco foi a primeira a lançar sua linha Wicked Healthy em janeiro deste ano. A empresa foi seguida por outras grandes redes, incluindo a Iceland, que fez sucesso com seu popular No Bull Burger.

A Waitrose revelou sua nova linha vegana de marca própria – com cerca de 30 produtos – no início de outubro. “Estamos entusiasmados em expandir nossa oferta vegana e vegetariana de marca própria, com uma variedade tão ampla de pratos e ingredientes”, disse Chloe Graves, vendedora da Waitrose & Partners. “A nossa mais nova gama destina-se a tornar a comida vegetariana e vegana deliciosa, ainda mais simples e agradável!”, ela complementa.

Opções veganas em restaurantes

O panorama mudou significativamente em relação às opções sem ingredientes de origem animal. A maioria dos estabelecimentos gastronômicos agora oferecem um cardápio vegano. Grande parte deles está lançando ou expandindo seu menu no último ano.

Pela primeira vez, o Good Food Guide fez uma publicação com as melhores opções veganas e vegetarianas em restaurantes (veja aqui). De acordo com a editora do Good Food Guide, Elizabeth Carter: “Já em 2014, o The Good Food Guide observou que alguns dos nossos principais chefs estavam adotando uma abordagem mais focada em vegetais. Seguir uma dieta baseada em plantas não é nem uma tendência nem uma moda passageira. É uma escolha de estilo de vida.”

Opções veganas no mainstream

Várias pesquisas concluíram que o consumo de produtos de origem vegetal está se tornando cada vez mais popular. Um levantamento da Kantar de janeiro afirmou que “as dietas baseadas em vegetais atingiram o padrão” (leia aqui).

Claire Wotherspoon, Gerente de Comunicações da Media, disse: “A percepção do painel Kantar Worldpanel Usage mostra que os consumidores já estão optando cada vez mais por comer jantares sem carne, potencialmente fazendo o salto para o veganismo. Hoje, 29% dos nossos jantares são vegetarianos, e isso tem crescido consistentemente ao longo dos últimos anos.”

*Fonte: Plant Based News

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário