Melhor horário para comer frutas: antes, durante ou depois das refeições?

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Você sempre teve dúvidas sobre qual o melhor horário para comer frutas? A nutricionista Karla Oliveira explica neste artigo as vantagens de consumi-las em três períodos do dia: antes, durante e após as refeições. Ela dá, ainda, algumas dicas de quais frutas são indicadas para cada um desses momentos. Confira a seguir!

*Por Karla Oliveira

As frutas são uma maravilha na dieta nutricional, pois são alimentos ricos em fibra, vitaminas minerais e água. Isso todo mundo já sabe. Mas, existem dúvidas sobre qual o melhor horário para comê-las. Vamos ver aqui algumas vantagens de consumir fruta em diferentes horários do dia.

Melhor horário para comer frutas: antes das refeições

As frutas ajudam a reduzir o apetite na refeição principal. Além de que, junto com legumes e leguminosas, reforçam a ingestão de fibra, que contribui para a redução de absorção de gordura a nível intestinal.

Melhor horário para comer frutas: durante as refeições

Algumas frutas podem contribuir com um objetivo específico, como, por exemplo, o auxílio no processo de digestão, como no caso do mamão e abacaxi. Algumas pessoas não gostam da mistura do doce com o salgado. Então, neste caso, não se deve usar essa opção.

Melhor horário para comer frutas: após as refeições

Para substituir os doces, usados como sobremesa, as frutas são a opção mais saudável. Além de auxiliarem a saciar a fome, elas finalizam a refeição principal com um toque adocicado.

Melão, laranja fatiada, entre outros, são escolhas interessantes. A fruta rica em vitamina C aumenta a absorção do ferro, ajudando no tratamento da anemia.

Karla Oliveira é nutricionista formada em Nutrição pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduada em Nutrição Clínica pela Universidade São Camilo. Atua há mais de 10 anos na área de Nutrição Clínica, com atendimento em consultório.

*Fonte: Karla Oliveira

*Imagem: divulgação



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