10 hábitos diários das pessoas que estão matando o meio ambiente

0

Cada vez mais pesquisas mostram que a sociedade está destruindo o meio ambiente. Esse impacto negativo à natureza acontece, muitas vezes, por meio de pequenas atitudes, que poderiam ser evitadas. Confira a seguir uma lista com 10 hábitos muito comuns na rotina das pessoas, que estão afetando a natureza.

* Por Zion Lights para o One Green Planet

Dizem que leva 21 dias para formar um hábito, e muitos de nós temos costumes diários que estão lentamente destruindo o meio ambiente. Aqui está uma lista de 10 coisas que podemos mudar facilmente para reduzir nosso impacto no planeta, com sugestões de maneiras de desenvolver novas atitudes ecológicas.

1) Hábitos que destroem o meio ambiente: deixar as luzes acesas

Você provavelmente já ouviu isso um milhão de vezes antes, mas desligar a luz quando sai da sala, mesmo que você se retire por poucos minutos, realmente faz diferença para o meio ambiente. Esse gesto economiza uma fonte de energia que não pode ser substituída. Se você ou outras pessoas da sua casa costumam esquecer de apagar as luzes, coloque adesivos ou post-its ao lado de interruptores de luz para lembrar os moradores de economizar energia.

2) Hábitos que destroem o meio ambiente: ferver água em chaleira

A ebulição de água em uma chaleira consome muita energia – o suficiente para acender uma casa inteira. Há chaleiras energeticamente eficientes disponíveis que podem ajudar a reduzir o uso de energia e que medem a quantidade de água necessária para uma única caneca ou um bule de chá. Uma maneira fácil de garantir que você não esteja fervendo este recurso valioso é medir a quantidade de água que você precisa primeiro, por exemplo, com a caneca que vai beber ou com a panela com a qual está planejando cozinhar.

3) Hábitos que destroem o meio ambiente: comer carne

Se você come carne, está apoiando uma indústria incrivelmente prejudicial ao meio ambiente. Muitos hectares de floresta tropical são liberados para cultivar grãos de soja e grãos para alimentar o gado, e o pastoreio excessivo é uma das principais razões para o esgotamento do solo global e a fonte de poluição climática. Para reduzir esse quadro, você pode se tornar vegano ou vegetariano. Comece em semanas alternadas, ou dias específicos, o que já irá reduzir significativamente a emissão de carbono.

4) Hábitos que destroem o meio ambiente: usar carro

Utilizar o carro como meio de transporte é uma das formas mais poluidoras de nossas vidas. Talvez você não seja capaz de abandonar esse hábito, mas tomar medidas para reduzi-lo afetará o meio ambiente. Considere largar o automóvel uma ou duas vezes por semana. Ande de bicicleta ou caminhe para o trabalho. Promova caronas com seus colegas de trabalho em dias alternados.

5) Hábitos que destroem o meio ambiente: desperdiçar papel

Vivemos em um mundo de uso de papel em massa. Todos nós podemos ser culpados de jogar fora pedaços de papel que poderiam ser reutilizados pelo menos uma vez, mesmo que apenas para fins de anotações e listas de tarefas. Dê uma olhada neste guia (clique aqui) para reduzir o desperdício de papel em casa e no trabalho e veja que outras pequenas mudanças você pode fazer para mudar esse hábito diário.

6) Hábitos que destroem o meio ambiente: deixar a torneira pingando

Se você está lavando a louça ou escovando os dentes, deixar a torneira funcionando enquanto faz isso desperdiça uma grande quantidade de água. Pode parecer uma pequena economia de água, mas desligar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça realmente reduz a quantidade de água que você usa. Novamente, os adesivos ou post-its colocados ao lado das torneiras podem ajudar a lembrar-lhe de economizar água quando puder.

7) Hábitos que destroem o meio ambiente: envio de biodegradáveis para aterros

É incrivelmente fácil compostar em casa e você não precisa de um jardim para fazer isso. Um pequeno recipiente com uma tampa, colocado na cozinha, será suficiente. Alguns entusiastas da compostagem vão pegar seu material e adicioná-lo às suas próprias caixas de compostagem, porque eles entendem o valor do material biodegradável em vez de vê-lo como resíduo.

Você pode obter uma caixa de compostagem gratuitamente através de redes como Freecycle, ou fazer uma em casa usando materiais de sucata por meio de um tutorial online. Quando você parar de jogar cascas de alimentos, saquinhos de chá e outros itens reutilizáveis da cozinha na lixeira, você se perguntará por que não parou mais cedo.

Essa pequena mudança no estilo de vida reduzirá drasticamente a emissão de carbono, a quantidade de lixo que sua família produz e o que você envia para os aterros sanitários. Também cria um composto rico que irá beneficiar o solo do seu jardim ou de outra pessoa. Muitos compositores caseiros que não têm jardins optam por doar, trocar ou vender seu composto a outros jardineiros, pois é imensamente superior ao produto produzido em massa.

8) Hábitos que destroem o meio ambiente: usar sacos de plástico

Existe uma forte probabilidade de que os sacos de plástico que você leva para casa acabem no oceano. Considere comprar uma sacola de pano e crie o hábito de guardá-la na bolsa.

9) Hábitos que destroem o meio ambiente: ignorar embalagens plásticas

Para muitos ambientalistas, a embalagem de alimentos é o “elefante na sala”. Isso ocorre porque muitas das nossas escolhas de estilo de vida envolvem a compra de mercadorias que só podem estar disponíveis em embalagens plásticas. Um passo que você pode tomar para combater isso é entrar em contato com o fabricante do produto e perguntar a eles se podem considerar a redução da quantidade de embalagens que usam.

As chances são de que, se for uma empresa pequena ou ética, eles levarão seus pensamentos em consideração. Você também pode verificar os números de reciclagem nos produtos comprados que são embalados em plástico, para ver se você pode reciclá-los localmente e comprometer-se a comprar apenas esses produtos no futuro.

10) Hábitos que destroem o meio ambiente: lavar o banheiro todo dia

Este não é o hábito mais fácil de mudar. No entanto, lavar o vaso sanitário uma ou duas vezes menos por semana fará a diferença na quantidade de água utilizada pela casa (a urina diluída é supostamente um excelente fertilizante líquido seguro e excelente) e um redutor no banheiro reduzirá a quantidade de água.

Isso tudo pode parecer avassalador. Mas, lembre-se: tomar pequenos passos para mudar os hábitos diários reduzirá significativamente a emissão de carbono. A questão que permanece é: qual hábito você adotará primeiro?

Zion Lights é jornalista especialista em meio ambiente, sobretudo em compostagem. Escreve para o Huffington Post e para o One Green Planet

*Fonte: Por Zion Lights para o One Green Planet

*Imagem: divulgação

Obs.: o conteúdo do artigo é de responsabilidade do autor.



Deixe seu comentário