M6nths

0

O domentário “M6nths” mostra a vida e a agonia de um leitão desde o nascimento até ser levado para o matadouro.

*Por Alba Carreres

«M6nths» refere-se à vida de um leitão desde o nascimento até ser transportado para o matadouro aos seis meses de idade.

Seis meses é a idade máxima que um porco atinge na pecuária quando é abatido. É também o título do curta-metragem que a diretora holandesa Eline Helena Schellekens lançou, graças à Igualdad Animal, em que narra a vida de um leitão desde o seu nascimento até ser transportado para o matadouro.

O filme ganhou o Panda Award (o maior prêmio para filmes de animais, também chamado de “Oscar Verde”). O que motivou Eline Helena a fazer este vídeo é a luta contra a criação de animais em gaiolas. “Nossos desejos como consumidores de obter muito por pouco são responsáveis por esta vida; tomaríamos as mesmas decisões se pudéssemos olhar o animal nos olhos? ”, pergunta a cineasta.

M6nths retrata a triste vida de porcas matriz em gaiolas

Coincidindo com o ano do porco chinês, Eline Helena decidiu conhecer melhor esse animal e segui-lo com uma câmera pelos seis meses de vida através de seu olhar. Não há comentários ou locuções. O som ouvido é o que o animal também pode ouvir.

No filme, você pode ver cenas tão duras quanto a das porcas forçadas a cuidar de seus leitões em pequenas gaiolas. Mostra também o momento em que as caudas dos leitões são mutiladas e a administração de todos os tipos de antibióticos e medicamentos. Por fim, a agonia de viver em um espaço confinado esperando para ser abatido.

Com o objetivo de acabar com a prática de animais enjaulados, a Igualdad Animal lançou uma iniciativa de cidadania europeia. A ONG pretende conscientizar o imenso sofrimento dos animais quando eles são impedidos de desenvolver quase todos os seus comportamentos naturais.

Por meio do vídeo, M6nths visa mostrar uma terrível realidade e convidar o espectador a refletir sobre como tratamos os animais de fazenda de criação. Através da conscientização sobre igualdade animal, o objetivo é que, como consumidores, alteremos nossos hábitos alimentares para acabar de uma vez por todas com essas ações cruéis.

Assista ao trailer oficial de M6nths:

Alba Carreres trabalha há anos como jornalista na imprensa escrita, rádio e televisão. Foi repórter e apresentadora do Diário VICE. Atualmente, é editora da VICE Espanha, especializada em saúde sexual, direitos sociais e investigações criminais.

* Fonte: por Alba Carreres para a VICE Espanha

*Imagem: Igualdad Animal

Você também pode gostar de ler:

The last pig – O último porco

Casa de Carne

The Farm In My Backyard



Deixe seu comentário