Limpeza de pele é uma ótima opção para iniciar o ano cuidando da saúde do seu rosto

0

Realizar limpeza de pele é essencial para manter a saúde do rosto. Ao longo do dia, partículas de impureza se acumulam e, quando não são removidas, provocam oleosidade e até mesmo rugas. Para evitar danos, é necessário manter uma rotina de cuidados e tratar a região facial com produtos adequados.

Importância de fazer limpeza de pele com regularidade

De acordo com a dermatologista Lívia Luna, uma pele que não recebe limpeza regular tem mais obstrução de poros, devido ao aumento de sebo, ocasionando o surgimento de cravos e espinhas (leia mais aqui). A especialista também pontua que um rosto não higienizado fica opaco, além de estar mais suscetível ao envelhecimento precoce (confira mais aqui).

É recomendável lavar o rosto duas vezes ao dia, segundo a dermatologista Irene Dantas (veja aqui). De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, o rosto deve ser higienizado pela manhã, para retirar bactérias que ficam no travesseiro e também à noite, para remover o sebo gerado pelo calor e estresse (veja mais aqui).

Mas, não se deve exagerar. O excesso de lavagens também pode gerar um efeito rebote, provocando mais oleosidade no rosto, para compensar o ressecamento (saiba mais aqui).

Esfoliação e hidratação também fazem parte da rotina de limpeza de pele. O rosto deve ser esfoliado uma vez na semana, para remover as células mortas. Já a hidratação precisa ser feita todas as noites, momento em que a pele faz sua renovação natural, segundo a dermatologista Irene Dantas (entenda mais aqui).

Escolha produtos adequados para fazer sua limpeza de pele

Além da manutenção regular de limpeza, é importante optar por produtos adequados. Muitas pessoas têm o hábito de utilizar, por exemplo, sabonetes corporais ao limparem o rosto. Conforme a dermatologista Patrícia Mafra, a pele facial é mais fina que a do restante do corpo, demandando por produtos que limpem sem agredir (confira aqui).

Da mesma forma, muitos removem a maquiagem com sabonetes, algo que também não é recomendado. Segundo Patrícia Mafra, esse tipo de item não é o suficiente para deixar a pele limpa (leia mais aqui). Usar um demaquilante é o mais adequado para tirar a maquiagem do rosto.

Além disso, é importante ficar atento ao tipo de produto que você for aplicar na sua pele. Os cosméticos convencionais, por exemplo, possuem diversos elementos tóxicos em sua composição, que colaboram para o surgimento de várias complicações de saúde.

O parabeno é um desses componentes. Ele é muito utilizado para conter a proliferação de fungos e bactérias nos produtos. No entanto, estudos têm mostrado que a substância pode gerar muitas irritações, além de desregular os hormônios, podendo, inclusive, causar câncer (saiba mais aqui).

Prefira produtos veganos, orgânicos e naturais para fazer sua limpeza de pele

Para evitar o envio desse tipo de componente nocivo ao seu organismo, é importante escolher produtos que contenham ingredientes menos agressivos, de preferência que sejam naturais, e não químicos (veja mais aqui).

Os produtos veganos, orgânicos e naturais não têm substâncias tóxicas em sua formulação.

Os veganos não possuem ingredientes de origem animal, nem são testados em animais. Eles conseguem tratar bem sua pele, sem a interferência de elementos tóxicos (confira aqui).

Os produtos orgânicos, por utilizarem matéria-prima pura, sem adição de agrotóxicos, não irritam a pele (entenda mais aqui).

Os naturais também são ótimas opções para quem tem uma pele mais sensível. Por conterem elementos provenientes da natureza, sem a inclusão de substâncias químicas, não geram alergias, assim como deixam a pele bem hidratada, devido aos seus extratos naturais (veja mais aqui).

Fazer a limpeza de pele com produtos veganos, orgânicos e naturais vai deixar seu rosto ainda mais bonito e saudável.

*Fontes: Beleza Extraordinária; Dermaclub; Universa; Marie Claire; Vogue



Deixe seu comentário