O impacto da atividade humana na vida dos animais

0

O impacto da atividade humana na vida dos animais foi estudado por pesquisadores, para ver como os seres sencientes estão se comportando após a interferência do homem na sociedade e natureza. A veterinária Isabelle Tancioni explica a seguir como foi realizada essa pesquisa e discorre sobre os resultados.

*Por Isabelle Tancioni

Uma compilação contendo 76 estudos realizados em diferentes regiões do planeta mostrou que animais selvagens estão se tornando mais noturnos para evitar a presença humana.

Os impactos de diversas atividades humanas como caminhada, urbanização, agricultura e caça foram avaliados. Os cientistas estudaram 62 espécies animais selvagens, como gambás, elefantes, coiotes, antílopes, porcos selvagens, entre outras.

Impacto da atividade humana na vida dos animais: veja a seguir algumas conclusões:

Quais foram os resultados?

Em geral, as espécies analisadas apresentaram um aumento de 62% em sua atividade noturna. Esse estudo mostrou que, independentemente da atividade humana analisada, os animais estão se tornando menos diurnos e preferindo a noite, indicando que a presença humana é potencialmente ameaçadora aos animais.

Como a atividade humana pode promover impactos negativos nos animais?

As mudanças decorrentes da atividade humana podem interferir na busca de alimento pelos animais e também dificultar a reprodução dos mesmos, por prejudicar o encontro dos casais para o acasalamento.

O que esse estudo nos mostra?

Devemos pensar em estratégias que diminuam nossa atividade em áreas habitadas por animais selvagens e, assim, maximizar a conservação dessas espécies de animais selvagens.

Onde posso encontrar esse estudo?

No link a seguir: http://science.sciencemag.org/content/360/6394/1232.

*Fonte
: VegVets

*Imagem: divulgação

Obs.: o conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor.

Isabelle Tancioni é médica veterinária vegana. Desenvolve projetos em prol do bem-estar dos animais no âmbito acadêmico e social.

Você também pode gostar de ler:

Morcegos regurgitam néctar para alimentar seus filhotes, diz estudo

As plantas sentem dor? O que a ciência diz

Peixes são seres sensíveis que sentem emoção e dor



Deixe seu comentário