Hospital Veterinário público será inaugurado em São Bernardo do Campo-SP

2

A cidade de São Bernardo do Campo irá inaugurar um hospital veterinário público, em setembro. A unidade ficará ao lado do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), no bairro Rudge Ramos. Após a aprovação do projeto de lei que autorizou a concessão de R$ 720 mil de subvenção para a Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) pela Câmara Municipal, a instalação poderá ser utilizada finalizada e utilizada pela população.

Hospital veterinário de São Bernardo: infraestrutura e funcionamento

O espaço terá a capacidade de realizar 400 consultas por mês e atenderá somente os animais dos moradores da cidade. A exclusividade é devido à instituição receber apenas verbas de São Bernardo. A instalação terá salas de cirurgia, que realizarão operações e castrações; contará com enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem.

De acordo com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a estrutura será fundamental para o controle reprodutivo de cães e gatos do município. Segundo o chefe executivo, a cidade tem uma fila extensa de pedidos de castração e o hospital terá um centro cirúrgico exclusivo para realizar esse tipo de procedimento.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple, afirmou que a unidade atenderá animais vítimas de acidentes, doenças degenerativas, parasitárias e contagiosas.

Parcerias com outros municípios

Conforme o presidente da Câmara Municipal de São Bernardo, Pery Cartola, que luta pela construção do hospital veterinário desde 2011 e autor do projeto, a instituição poderá fazer parcerias com outras cidades, como Guarulhos e Osasco. Além disso, um dos objetivos é levar o conceito a outras regiões do ABC paulista. Segundo o parlamentar, o município com mais condições, atualmente, para abrigar o serviço é Santo André. O político informa que levará a ideia ao prefeito Paulo Serra.

Gestão da Anclivepa

A associação existe desde 1950 e iniciou seus trabalhos no Rio de Janeiro. A primeira unidade em São Paulo foi inaugurada em 2012 e, desde então, mais dois espaços foram abertos, com clínicas que realizam serviços gratuitos à sociedade.

A instituição foi escolhida para fazer a gestão do hospital veterinário, depois de um chamamento público. O contrato será de um ano e, após esse período, a Prefeitura poderá realizar um novo edital, para a prorrogação do atendimento gratuito.

Serviço:

O que: Hospital Veterinário público de São Bernardo do Campo
Local: ao lado do Centro de Controle de Zoonoses
Endereço: Avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, bairro Rudge Ramos, São Bernardo do Campo – SP
Para mais informações, acesse a página do Hospital Veterinário no Facebook clicando aqui.

*Fontes: ABC do ABC; Prefeitura de São Bernardo do Campo; Repórter Diário

*Imagem: CCZ / divulgação



Discussão2 Comentários

Deixe seu comentário