Experimente 10 receitas práticas de hambúrgueres veganos

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Se você adora alimentação saudável, experimente fazer deliciosos hambúrgueres veganos para curtir ao lado da família e amigos! Separamos um compilado com dicas práticas e ingredientes acessíveis. Fique atento ao passo a passo e bom apetite!

Confira a seguir 10 receitas fáceis de hambúrgueres veganos

1. Hambúrgueres veganos: hambúrguer vegano de feijão preto

*Por Nana Ricchetti – Manga com Pimenta

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de feijão preto cru

– 1/3 de xícara de chá de cebola picada

– 2 dentes de alho médios bem picados

– 1 colher de sopa de orégano desidratado

– 2 colheres de sopa de azeite

– 1/2 xícara de chá de salsinha picada

– 1 colher de sopa de suco de limão

– Sal e pimenta a gosto

– 1/3 de xícara de chá de aveia em flocos finos

– 1/3 de xícara de chá de farinha de trigo integral

Modo de preparo:

– Coloque o feijão preto cru em uma vasilha, cubra com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas.

– Escorra, lave, coloque em uma panela de pressão e cubra com 2 dedos de água.

– Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos depois que pegar pressão e desligue.

– Se for cozinhar em uma panela normal, o tempo varia de 1 hora ou mais para que os grãos fiquem macios.

– Com o auxílio de uma escumadeira, retire o feijão cozido e deixe escorrer todo o caldo, para o hambúrguer não pedir muita farinha no momento da preparação.

– Coloque o feijão em uma vasilha e amasse com um garfo.

– Se quiser, deixe alguns grãos inteiros para dar textura ao seu hambúrguer.

– Agora, adicione a cebola, o alho, o orégano, o suco de limão, o azeite, a salsinha picada, tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem.

– Coloque a aveia e a farinha integral aos poucos, até a massa ficar modelável com as mãos.

– Modele hambúrgueres, passe na farinha de trigo, depois mergulhe em um pote com água e finalize empanando na farinha de rosca.

– Frite em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo, em fogo médio, até os dois lados ficarem bem dourados.

– Está pronto!

*Fonte: Manga com Pimenta

2. Hambúrgueres veganos: hambúrguer vegano de ervilha

*Por Paula Lumi – Presunto Vegetariano

Ingredientes:

– 1 xícara (de chá) de ervilha partida seca

– 2 dentes de alho picados

– 1/2 xícara (de chá) de cebola picada

– 1 e 1/2 xícara (de chá) de água ou caldo de legumes quente

– 1/2 xícara (de chá) de salsinha picada

– 1 colher (de sopa) de orégano desidratado

– 1 pitada de cominho

– 1 colher (de sopa) de suco de limão

– Farinha de trigo integral ou branca, aveia em flocos finos ou farinha de arroz para dar liga (cerca de 1/2 xícara)

Como fazer:

– Em uma vasilha, coloque a ervilha seca, cubra com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave e reserve.

– Numa panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente a ervilha, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos.

– Adicione a água ou caldo de legumes, misture, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa semifechada.

– Deixe cozinhar até a ervilha estar bem macia, porém ainda com o formato dela, não desmanchando.

– Desligue, corrija o sal, se necessário, e tempere com o que preferir.

– Eu coloquei salsinha, orégano desidratado, limão e uma pitada de cominho. Misture bem e deixe esfriar.

– Quando a mistura estiver morna, adicione farinha de trigo integral ou branca, aveia em flocos finos ou farinha de arroz aos poucos. Misture até obter uma massa modelável.

– Modele hambúrgueres, coloque sobre papel manteiga e leve ao freezer por uma hora.

– Espalhe um fio de óleo em uma frigideira antiaderente e frite os hambúrgueres em fogo médio até ficarem levemente dourados dos dois lados.

– Está pronto!

*Fonte: Presunto Vegetariano

3. Hambúrgueres veganos: hambúrguer vegano de tofu com legumes

*Por Luisa Ferrari – La Luisité

Ingredientes:

– 1 tofu firme (250g)

– 1 cenoura

– 1 abobrinha

– 1 cebola

– 4 ou 5 colheres de farinha (de trigo ou arroz)

– 2 colheres de sopa de shoyu

– Cogumelos, cheiro verde e sal a gosto

Instruções de preparo:

– Comece escorrendo a água do tofu. Coloque-o em uma vasilha e amasse-o com um garfo.

– Rale a cenoura, a abobrinha e a cebola na vasilha do tofu.

– Misture os ingredientes e adicione shoyu para salgar.

– Adicione farinha à sua mistura: de trigo ou de arroz, se quiser uma versão sem glúten. Coloque aos poucos a farinha e veja como está a textura. Se começar a ficar muito seca, pare de adicionar.

– Ponha os cogumelos, o cheiro verde picado e o sal.

– Modele hambúrgueres com a sua mão e coloque-os em uma frigideira antiaderente. Se desejar, congele alguns para depois. Podem ficar no freezer por 3 meses.

*Fonte: La Luisité

4. Hambúrgueres veganos: hambúrguer vegano de lentilha

*Por Aline Aguayo – Panelinha Saudável

Ingredientes:

– 1 xicara de lentilhas cozidas e escorridas

– 2 dentes de alho amassados

– 1 cebola pequena bem picada ou se preferir, ralada

– Salsa e cebolinha a gosto

– 1/4 xícara de farinha de arroz

– 1/4 xícara de polvilho ou farinha de tapioca

– 2 colheres de sopa de farinha de milho

– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

– Escorra bem o caldo da lentilha e coloque em uma vasilha grande. Esmague com o garfo até conseguir uma pasta, mas deixe algumas inteiras.

– Coloque a cebola, o alho, a salsa e cebolinha picadas e misture bem. Tempere com sal e pimenta a seu gosto.

– Acrescente a farinha de arroz e o polvilho. Misture bem até agregar os ingredientes.

– Coloque a farinha de milho e comece a modelar. Se a massa ainda estiver grudando nas mãos, coloque mais farinha de milho e vá equilibrando os temperos.

– Unte uma forma e asse até dourar.

– Está pronto!

*Fonte: Panelinha Saudável

5. Hambúrgueres veganos: hambúrguer vegano de berinjela

*Por Gelúsia Vani – Blog da Gê

Ingredientes:

– 2 berinjelas

– 5 colheres de sopa de molho shoyu

– 1 colher de sopa de azeite

– 100ml de água quente

– 3 colheres de sopa de polvilho azedo

– 4 colheres de sopa de farinha da arroz

– 3 colheres de sopa de gergelim

– 1/2 colher de chá de páprica picante

– Salsa e cebolinha a gosto

Como preparar:

– Lave bem as berinjelas, fure-as com um garfo e leve-as ao forno em um tabuleiro para assar até ficarem bem macias.

– Retire-as do forno e espere um pouco para esfriar. Depois de frias, parta ao meio, retire a polpa e amasse com um garfo ou com as mãos.

– Coloque a berinjela numa vasilha, acrescente o polvilho e mexa bem. Em seguida, acrescente a farinha de arroz, a salsa e a cebolinha, a páprica, o gergelim e 4 colheres de molho shoyu. A massa deve ficar bem úmida, mas de maneira que dê para modelar os hambúrgueres.

– Modele e leve para assar, em fôrma untada, por 15 minutos. Retire do forno. Misture uma colher de shoyu com uma de azeite de oliva e pincele os hambúrgueres. Leve outra vez ao forno por mais 10 minutos.

– Seu hambúrguer de berinjela está pronto!

*Fonte: Blog da Gê

6. Hambúrgueres veganos: hambúrguer vegano de pinhão

*Por Michelle Alves – Mi Alves

Ingredientes:

– 2 xícaras de pinhão cozido

– 2 colheres de azeite

– 1/2 cebola roxa

– 1/2 xícara de farinha de rosca

– 1/2 xícara de fubá

– 1 colher de chá de páprica defumada

– 1/2 xícara de água

Modo de fazer:

– Em um liquidificador, ou processador, adicione o pinhão cozido, azeite, cebola roxa e um pouquinho de água para bater melhor.

– Transfira os ingredientes do liquidificador para um bowl e acrescente a farinha de rosca, fubá, páprica e mais um pouco de água até que todos os ingredientes se transformem em uma massinha. Mexa bem.

– Modele a massa no formato de um hambúrguer e leve ao congelador por pelo menos três horas. A receita rende 4 hambúrgueres grandes.

– Em uma frigideira coloque duas colheres de sopa de azeite e frite o hambúrguer até criar uma casquinha crocante. Monte o seu hambúrguer do jeito que quiser.

*Fonte: Mi Alves

7. Hambúrgueres veganos: hambúrguer vegano de quinoa com gergelim e aveia

*Por Lori Ellis – Veganana

Ingredientes:

– 1 xícara de quinoa cozida

– 1/4 xícara de cenoura ralada

– 1/4 xícara de farinha de aveia

– 1/2 xícara de cebolinha verde picada

– 2 dentes de alho grandes esmagados

– 2 colheres de chá de orégano seco

– 1 colher de chá de páprica em pó

– 2 colheres de sopa de semente de gergelim

– Sal e pimenta moída a seu gosto

– Farinha de milho para empanar

Como fazer

– Comece preparando a quinoa. Confira como fazer esse procedimento aqui.

– Unte bem uma assadeira retangular e reserve. Em um prato grande, coloque a quinoa, a cenoura ralada, o alho esmagado, o orégano, a páprica em pó e misture bem. Tempere com sal a seu gosto.

– Acrescente a farinha de aveia, a cebolinha verde picada e misture bem.

– Acrescente por último as duas colheres de semente de gergelim, apenas misturando.

– Verifique o sal e acrescente a pimenta moída na hora, caso for utilizar.

– Em um prato grande, coloque farinha de milho o suficiente para modelar os hambúrgueres.

– Coloque uma pitadinha de sal e, se quiser, adicione uma pitadinha de pimenta do reino moída na hora. Também pode acrescentar orégano, salsinha desidratada ou outras ervas secas que desejar.

– Enfarinhe as mãos e forme uma bola com a massa do hambúrguer.

– Achate a bolinha usando as pontas dos dedos e forme o hambúrguer do tamanho que desejar.

– Devolva para o prato e coloque farinha dos dois lados para empanar.

– Disponha os hambúrgueres modelados na assadeira previamente untada.

– Leve a assadeira ao forno por 30 minutos, virando na metade do tempo. Espere esfriar um pouco para retirar os hambúrgueres da fôrma para evitar que se quebrem.

*Fonte: Veganana

8. Hambúrgueres veganos: hambúrguer vegano de soja

*Por Gelúsia Vani – Blog da Gê

Ingredientes:

– 2 xícaras de resíduos de soja

– 2 colheres de sopa de araruta ou amido de milho

– Temperos a gosto

– Manjericão, salsa e cebolinha a gosto

– 2 colheres de chá de sal

– 1/2 xícara de cebola em cubinhos

Instruções de preparo:

– Misture todos os ingredientes numa travessa grande com as mãos. Depois de tudo bem misturado, prove para ver se está bom de tempero e já pode formatar os hambúrgueres.

– Separe-os numa assadeira untada com um pouco de manteiga, óleo de coco ou a gordura que você desejar. Depois, leve ao forno a 180 graus por 20 minutos. Estão prontos!

*Fonte: Blog da Gê

9. Hambúrgueres veganos: hambúrguer vegano de shimeji

*Por André Fronza – Tempero Alternativo

Ingredientes:

– 400g de shimeji

– 1/2  xícara de farinha de rosca

– 1/2 cebolinha picada

– 1/4 xícara de farinha de trigo integral

– 1 colher de sopa de óleo vegetal

– 1 colher de sopa de shoyu

– 4 dentes de alho

– 1 colher de chá de sal

– Pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Modo de preparo:

– Em uma panela grande, aqueça o óleo e adicione o alho descascado e picado. Refogue até dourar levemente.

– Separe o shimeji da penca com as mãos e lave rapidamente em água corrente para não absorver muita água. Seque com um pano de prato limpo para tirar o excesso de líquido.

– Transfira os cogumelos para a panela e adicione o sal, o shoyu e a pimenta-do-reino (opcional). Misture bem e deixe cozinhar. Para o hambúrguer ficar com textura e consistência perfeita, é necessário cozinhar o shimeji até a maior parte de sua água evaporar.

– Transfira o refogado para uma peneira e deixe escorrer o excesso de água até amornar.

– Em um processador, adicione o shimeji, a cebolinha, a farinha de rosca e a farinha de trigo. Triture tudo até ficar homogêneo. Não bata os ingredientes por muito tempo, deixe a mistura mais rústica e grosseira para dar textura ao hambúrguer. A massa deve ficar úmida e, se possível, de modelar sem se despedaçar com facilidade.

– Divida a massa em quatro partes iguais e modele os hambúrgueres.

– Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de óleo e frite os dois lados do hambúrguer até dourar.

– Monte seu lanche do jeito que preferir e sirva ainda quente.

*Fonte: Tempero Alternativo

10. Hambúrgueres veganos: hambúrguer vegano de abobrinha

*Por Laura Kim – Laura Vegan

Ingredientes:

– 1 abobrinha

– Sal, pimenta-do-reino e curry a gosto

– Farinha de mandioca para dar liga

– Farinha de rosca para empanar

– Óleo

Modo de preparo:

– Rale a abobrinha.

– Tempere o legume com o sal, a pimenta-do-reino e o curry.

– Depois, dê a liga à mistura com a farinha de mandioca, até conseguir modelar em formato de hambúrguer.

– Em seguida, passe a massa na farinha de rosca.

– Em uma frigideira, frite com o óleo quente.

– Está pronto!

*Fonte: Laura Vegan



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