Hambúrguer vegetal com aparência de carne é lançado para reduzir a dependência da pecuária

0

O Impossible Slider, um hambúrguer vegetal que tem aparência e cheiro de carne, começou a ser comercializado nos EUA na semana passada. A White Castle passou a vendê-lo em 140 locais em Nova York, Nova Jersey e Illinois.

*Por Melia Robinson para o Business Insider

Criado pela startup do Vale do Silício Impossible Foods, o hambúrguer tem como base a proteína texturizada de trigo. A empresa tem como objetivo reduzir a dependência mundial da pecuária. Desta forma, produziu um hambúrguer à base de vegetais que qualquer pessoa vai adorar comer.

Enquanto um hambúrguer de feijão ou feijão preto não consegue convencer muitas pessoas de que se trata de carne animal, o Impossible Slider causa essa impressão.

Alcançar tal efeito foi possível, pois a empresa descobriu um ingrediente secreto: o heme. É uma molécula encontrada na maioria das coisas vivas que dá cor e torna a carne rosa. Empresta também a um hambúrguer seu sabor levemente metálico e um aroma saboroso.

A “carne” falsa é uma categoria de alimentos em rápido crescimento e pode mudar a forma como as pessoas comem. Estima-se que a população mundial atinja a marca de 9 bilhões até 2050. Especialistas temem que não haja recursos suficientes no planeta para apoiar a pecuária nesta escala.

As vendas globais de carne com base vegetal cresceram 6% entre o final de 2016 e o de 2017, segundo relatório da Nielsen. A Whole Foods e o Pinterest apontam em seus relatórios de tendências de 2018 que os pratos à base de vegetais continuarão se tornando ainda mais populares.

Hambúrguer vegetal e alimentos similares são tendência mundial

Há outro fator que mostra o avanço das pesquisas para o desenvolvimento de uma alimentação de origem vegetal. Várias startups do Vale do Silício foram criadas para tentar desenvolver alimentos sem carne para que as pessoas possam comer.

Alguns exemplos, são “frango” feito de soja e proteína de ervilha, “ovos” de feijão mungo e “atum” de tomate.

A Impossible Foods abriu sua primeira instalação em larga escala no mês de setembro do ano passado. Espera-se que a produção chegue a cerca de 4 milhões de hambúrgueres por mês.

Os gigantes do fast food provavelmente estão prestando muita atenção em empresas como a Impossible Foods. Isso porque, cresce a cada dia o apetite dos EUA por carne bovina, mas a situação da pecuária não sustentará o modelo atual.

*Fonte: Business Insider

*Imagem: divulgação (meramente ilustrativa)



Deixe seu comentário