Em Roma (Itália), pessoas podem viajar gratuitamente de metrô em troca de garrafas de plástico

0

A cidade de Roma (Itália) está promovendo uma iniciativa para ajudar o meio ambiente: as pessoas agora podem trocar garrafas de plástico usadas por viagens gratuitas de metrô pela região. A ação está fazendo bastante sucesso e já coletou mais de 350.000 garrafas.

*Por Maria Chiorando para o Plant Based News

Pessoas que utilizam metrô em Roma (Itália), podem viajar gratuitamente em troca de garrafas de plástico para reciclagem, como uma forma de contribuir com o meio ambiente.

Até o momento, mais de 350.000 garrafas foram recicladas em máquinas especiais, que foram instaladas em três estações da cidade.

O projeto, lançado em julho de 2019, será expandido em toda a rede de metrô do município e executado em toda a sua extensão até julho de 2020, segundo a ATAC, empresa responsável.

Garrafas de plástico recicladas em troca de passagens

Cada garrafa é equivalente a um crédito de € 0,05. Os passageiros precisam inseri-las nas máquinas para conseguir os créditos.

É preciso também baixar um aplicativo, que registra quanto tempo de viagem foi acumulado. As máquinas processam 20.000 garrafas diariamente e, em média, os clientes carregam entre 15 e 20 garrafas por vez, diz a ATAC.

Máquinas da estação podem ler o aplicativo, eliminando a necessidade de bilhetes em papel.

Doação de passagens incentiva o hábito da reciclagem

Moradores da cidade deram boas-vindas ao esquema. “Se você envolve um tipo de ganho na iniciativa, até mesmo aqueles que não têm o hábito de reciclar se sentem mais estimulados”, disse Claudio Perelli, um dos cidadãos de Roma.

Roma é a primeira capital da União Europeia a lançar o esquema em estações de metrô. Iniciativas semelhantes já foram adotadas em Pequim (China) e Istambul (Turquia).

*Fonte: Plant Based News

*Imagem: divulgação

Você também pode gostar de ler:

Etiópia planta 350 milhões de árvores em um dia para combater as mudanças climáticas

Designers transformam garrafas plásticas em moda vegana de luxo

Supermercado da Tailândia substitui plástico por folhas de bananeira para embalar seus produtos



Deixe seu comentário