Horta comunitária beneficia centenas de pessoas com frutas e hortaliças sem agrotóxicos

0

Uma horta comunitária em Curitiba (Paraná) proporciona frutas e hortaliças sem agrotóxicos para mais de 550 pessoas da região. A plantação faz parte do complexo de Vitória Régia, que possui apoio da Prefeitura, por meio do Núcleo da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Ao todo, há 130 produtores que cultivam os alimentos sem defensivos agrícolas e ajudam a distribui-los para diversas famílias que são beneficiadas com a horta.

“São, ao todo, cerca de 550 pessoas beneficiadas e que têm acesso a frutas e hortaliças sem agrotóxicos plantadas para consumo próprio, doadas a quem precisa e vendidas para moradores da região”, informa a chefe do Núcleo da Smab na regional, Simone Tomiazzi da Silveira.

A Horta Comunitária Vitória Régia I foi a primeira que conseguiu apoio da Prefeitura, em 2011. O cultivo ajudou na ampliação do programa Agricultura Urbana, de acordo com Simone Silveira. “O local serviu de laboratório para a ampliação do programa de Agricultura Urbana do município para os atuais 27 espaços comunitários da capital que recebem assistência dos engenheiros agrônomos da Smab”, acrescenta.

Horta com frutas e hortaliças sem agrotóxicos proporciona saúde física e mental

Segundo o vice-presidente da Associação dos Moradores de Vitória Régia, Luiz Carlos de Mattos, além de ajudarem com uma alimentação mais saudável, as hortas comunitárias também são uma forma de terapia para os moradores do local, que são, em sua maioria, aposentados.

Conforme um dos agricultores que trabalham na horta, Augustinho Honório, a plantação também ajuda os moradores a sobreviverem financeiramente. “Além de plantar para a gente, lá em casa, também vendo para vizinhos e quem me procura. Só com minha aposentadoria, eu não consigo sobreviver. Com a horta, a gente economiza e ainda ganha um dinheirinho”, relata.

*Fonte: Prefeitura de Curitiba

*Imagem: SMCS/Daniel Castellano

Você também pode gostar de ler:

Pesquisadora baiana descobre substituto de agrotóxico em folhas de eucalipto

Projeto instala cisternas sustentáveis a um preço acessível em casas de famílias ribeirinhas

Etiópia planta 350 milhões de árvores em um dia para combater as mudanças climáticas



Deixe seu comentário