Mais da metade dos animais selvagens pode ser extinta até 2020

0

A vida dos animais selvagens está em risco e muitos deles podem ser extintos até 2020. Entenda as principais causas desta preocupante destruição em massa no artigo a seguir.

*Por Joe Loria

Um artigo recente no jornal britânico The Guardian discute um relatório do World Wildlife Fund (WWF) e da Zoological Society de Londres que expõe uma extinção em massa de animais selvagens preocupante e que já está acontecendo.

O relatório é o mais abrangente até agora e indica que as populações de animais diminuíram 58% entre 1970 e 2012, com perdas que deverão chegar a 67% até 2020.
Marco Lambertini, diretor-geral da WWF, disse em um comunicado:

“A riqueza e a diversidade da vida na Terra são fundamentais para os complexos sistemas de vida que as sustentam. A vida apoia a própria vida e fazemos parte da mesma equação. Se perdermos a biodiversidade, o mundo natural e os sistemas de apoio à vida, como os conhecemos hoje, vamos entrar em colapso.”

Razões para a extinção em massa de animais selvagens

Existem muitas razões para o declínio, incluindo a perda de habitat, poluição e mudanças climáticas, das quais três delas estão ligadas à pecuária.

A criação de animais para alimentação, incluindo terras para pastoreio, usa mais de um terço da região terrestre. Além disso, de acordo com o Banco Mundial, a pecuária é culpada por quase 91% da destruição da Amazônia.

Os animais criados para alimentação produzem 7 milhões de libras (cerca de 31 milhões de reais) de excremento a cada minuto. Esses resíduos geralmente contaminam vias navegáveis e ecossistemas próximos, matando animais selvagens. Além disso, a pecuária produz mais emissões de gases de efeito estufa do que todos os carros, aviões e outras formas de transporte combinadas, exacerbando os dramáticos efeitos das mudanças climáticas.

Algo que o relatório não incluiu, mas é importante notar, é que milhões de animais selvagens, incluindo ursos, coiotes e raposas, são mortos porque são considerados uma ameaça para a indústria pecuária.

Somente nos Estados Unidos, 2 milhões de animais selvagens são mortos a cada ano. Os serviços de vida selvagem, um ramo do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), tem um trabalho: matar animais selvagens e proteger os lucros da indústria da carne. Veja e saiba mais:

Embora este relatório seja doloroso, felizmente não é tarde demais para agir. Todos nós podemos parar de apoiar esse sistema cruel, abandonando a carne em favor de alternativas saudáveis e humanas.

Clique aqui para solicitar o seu Guia de iniciação vegetariano GRATUITO.

*Fonte: Mercy For Animals

*Imagem: Pixabay



Deixe seu comentário