Exportando Vidas

0

Exportando Vidas é um curta-metragem em forma de documentário, que apresenta a realidade do comércio internacional de animais. Produzido pelo grupo Nação Vegana Brasil, o vídeo conta com o depoimento de diversos especialistas das áreas de direito, meio ambiente e representantes do poder público, que explicam como a exportação de seres sencientes vivos é cruel, ilegal e desnecessária para o país.

Ao longo de pouco mais de 15 minutos, o documentário exibe como o setor agropecuário lucra com esse tipo de negócio. De acordo com o advogado Ricardo de Lima Cattani, do Fórum Animal, os empresários preferem a prática devido aos impostos mais baixos, comprovando que não há perdas financeiras significativas que justifiquem a atividade.

Exportando Vidas cita o caso do Porto de Santos

Os especialistas mencionam que o Brasil é o país que mais vende carne bovina ao exterior. Eles informam, ainda, sobre como a exportação de animais vivos vai contra diversas leis e tratados internacionais, já que fere os direitos de bem-estar dos animais. Além do Porto de Barcarena, no Pará, os entrevistados exploram o episódio polêmico ocorrido no Porto de Santos.

Em fevereiro deste ano, o navio NADA estava transportando 27 mil bois em condições precárias de higiene e cuidados. Os maus-tratos foram comprovados por um laudo feito por uma veterinária enviada ao local, assim como por imagens gravadas pela coordenadora da CODEVIDA (Coordenadoria de Defesa da Vida Animal), Leila Abreu, da Prefeitura de Santos. O documentário reproduz algumas cenas que ela conseguiu captar do interior da embarcação.

O episódio causou revolta e motivou diversos protestos, ações judiciais e o surgimento do projeto de lei 31/2018, que prevê a proibição da atividade no Estado de São Paulo. O PL 31 está há mais de um mês em trâmite na ALESP, sem data definida para ser votado.

Os especialistas abordam, com clareza, os maus-tratos aos que os bois são submetidos antes de serem exportados, como, por exemplo, os choques, dados com o objetivo de forçar a entrada rápida dos animais nos navios.

A produção conta também com o depoimento da veterinária Lynn Simpson. Ela é conhecida por denunciar os abusos cometidos aos animais nesse tipo de prática pelo mundo.

Para ajudar a acabar com essa terrível realidade no Brasil, assine aqui a petição pelo fim da exportação de animais.

Confira o documentário Exportando Vidas na íntegra:

Ficha técnica:

Exportando Vidas
Ano: 2018
Produção: Nação Vegana Brasil
Duração: 15min08s

*Fontes: Exportando Vidas; Nação Vegana Brasil

*Imagem: Exportando Vidas



Deixe seu comentário