Esterilização não é crueldade, é responsabilidade

0

Mesmo com a popularização do assunto na sociedade, muita gente ainda acredita que a esterilização de animais é algo cruel. Várias pessoas acham que, ao tornar um ser senciente infértil, ele perderá sua personalidade. Porém, esterilizá-los é garantia de bem-estar e qualidade de vida. Um animal castrado terá menos chances de contrair doenças e será muito mais feliz ao lado de seus tutores.

*Por Meus Animais

Durante anos acreditou-se que esterilizar um animal era uma crueldade. Achavam que isso tirava parte do ser e da personalidade deles. Recomenda-se castrar os gatos para que eles fiquem mais calmos e relaxados e esterilizar uma cadela evita que ela engravide a qualquer momento.

Porém, isso foi considerado, por muitos, como uma atrocidade. Mas, com o passar do tempo, percebemos que a esterilização ou castração não tem influência na personalidade e na vida de nossos animais de estimação, e evita muitos problemas. Esterilização não é crueldade.

Esterilização: sim, sim, sim

Muitos daqueles que são contra a esterilização são, em parte, porque isso custa dinheiro. Mas, claro, o que acontece quando os filhotes chegam? O que você irá fazer com eles? Não lhe custaria menos dinheiro se você tivesse esterilizado seu pet antes?

A esterilização não é crueldade e acarreta uma série de vantagens, não só para nós, mas também para os animais, que neste caso são os mais importantes. Estes são alguns deles:

– Gravidez evitada
: a menos que você queira ter alguns filhotes para doar, esterilize seu animal de estimação. Pense que uma cadela não é feita para se reproduzir e engravidar a todo momento, como fazem com elas em locais de reprodução. Algumas até morrem por terem parido inúmeras vezes. Não imite essa atitude nem por um momento, por favor.

– Animais indesejados: se você não quer ter mais animais, por que você permite que o seu engravide? O que você vai fazer com os filhotes? A tristeza é que muitos acabam abandonando os bebês e, os mais perversos, os matam. Cruel, mas uma realidade.

– Elimina-se o abandono: o abandono é uma das formas que muitos encontram para “se livrar” dos filhotes que não podem cuidar ou das fêmeas que já deram à luz muitas vezes, e podem até ficar doentes por isso. Vários decidem ficar com um animal e se desfazem dos demais.

– Previne doenças: a esterilização, no caso das fêmeas, evita doenças uterinas (saiba mais aqui), assim como o câncer. No caso dos cães, diminui o risco de contrair câncer testicular e de próstata.

Esterilização: conclusão

Portanto, esterilização não é cruel. É uma responsabilidade que vai nos ajudar a lutar contra o abandono e permitir que nossos animais de estimação tenham uma vida feliz, saudável e, até mesmo, livre de muitas doenças. Esterilizar é a melhor solução.

*Fonte: Meus Animais

*Imagem: divulgação



Deixe seu comentário