Globo Repórter mostra espécies animais protegidas e o respeito de tailandeses pela natureza

0

Na última sexta-feira (06), o Globo Repórter exibiu espécies animais protegidas e o respeito de tailandeses pela natureza. O programa da Rede Globo transmitiu, com exclusividade, o documentário “Tailândia Selvagem”, produzido pela BBC.

Narrado pelo jornalista e apresentador Sérgio Chapelin, a produção mostra a exuberância da fauna e da flora do país situado no sudeste do continente asiático, que foi manchete nos últimos dias devido ao resgate de 12 meninos e seu treinador, numa caverna inundada pela chuva.

O documentário ressalta que a espiritualidade e a preservação da natureza caminham em conjunto com os tailandeses. Para eles, os animais e seu ambiente são sagrados. De acordo com a filosofia budista, religião seguida por grande parte dos habitantes da Tailândia, todos os seres vivos são dignos de bondade e compaixão.

Alguns casos exemplificados no programa revelam o amor e a proteção por tigres asiáticos, elefantes, macacos, pássaros e por todas as espécies que existem. Eles acreditam que o homem pode conviver em harmonia com a natureza e os animais que nela habitam.

Espécies animais protegidas: tailandeses têm a tradição de preservar todos que vivem na natureza

A narrativa exibiu, por exemplo, o santuário de Sublanka. O local é um abrigo para elefantes asiáticos que foram explorados pelo comércio turístico. Eles passam por uma reabilitação e depois são soltos, para viverem novamente na floresta. Neste dia especial, uma cerimônia é realizada e os animais acompanhados por um tempo para que os cuidadores tenham certeza que ficarão seguros. Para assistir, clique aqui.

O programa também revelou a forma peculiar como os macacos do mar, nome popular dos macacos-cauda-de-leão, comem mariscos. Eles transformam as pedras em martelos, que auxiliam a abrir o alimento. É uma habilidade considerada rara, mas se tornou comum para essa espécie nativa do sul da Tailândia. Para ver como eles fazem isso, clique aqui.

O tigre tailandês é uma das espécies animais protegidas pelo país. A estimativa é que restaram aproximadamente 200 no mundo todo. Nas montanhas localizadas ao norte da Tailândia, fica a maior área de proteção do sudeste asiático. Os felinos são resguardados ali por vigilantes armados, que garantem a segurança deles. Confira o caso aqui.

Também no norte do país, há diversos elefantes selvagens, que antes eram usados como tratores para derrubarem árvores. O documentário contou a história de Lek, uma mulher que resgata esses animais. Eles eram explorados em acampamentos ilegais de extração de madeira ou em circos. Lek cuida deles em uma espécie de santuário, para que tenham uma nova vida. Veja o emocionante relato aqui.

Se quiser assistir ao documentário na íntegra, clique aqui.

*Fonte e imagem: Globo Repórter



Deixe seu comentário