Veja vantagens ao investir em esmaltes hipoalergênicos, veganos e naturais

0

Os esmaltes hipoalergênicos, veganos e naturais são ótimas opções para quem deseja preservar sua saúde, assim como garantir o bem-estar dos animais e do planeta. Livres de componentes tóxicos, esses “vidrinhos”, apelido dado a eles por quem ama esmaltar as unhas, evitam alergias, além de não poluírem o meio ambiente. Confira a seguir alguns motivos para aderir a esses produtos.

Esmaltes hipoalergênicos, veganos e naturais: como se caracterizam as alergias

Os sintomas de alergia aos esmaltes convencionais mais comuns são a vermelhidão em determinadas partes do corpo, como pálpebra e pescoço, de acordo com a dermatologista Patrícia Silveira. “A alergia costuma surgir na pálpebra ou no pescoço, áreas de pele mais fina e que a mão está sempre encostando”, explica (veja mais aqui).

Em alguns casos, pode haver descamação e as cutículas das unhas ficam sensíveis, segundo a dermatologista Ana Cláudia de Brito Soares (saiba mais aqui).

Esmaltes hipoalergênicos, veganos e naturais: por que evitar esmaltes convencionais

A maioria dos esmaltes convencionais possui uma fórmula com muitos componentes tóxicos, que causam irritações na pele e, ainda, prejudicam os animais e o meio ambiente.

Os solventes dibutilftalato (DBP), formaldeído e tolueno estão entre os que mais provocam prejuízos à saúde e ao meio ambiente.

O dibutilftalato (DBP) é usado para plastificar materiais e é um dos que mais geram alergias, conforme a dermatologista Carolina Ferolla (veja mais aqui).

Segundo a dermatologista Tatiana Gabbi, o formaldeído, também conhecido como formol, e o tolueno, são os principais responsáveis pelas reações alérgicas, assim como outras complicações. “O formol, especificamente, pode causar outros problemas para quem usa, como unhas doloridas, pele endurecida embaixo da unha (pterígeo invertido) e descolamentos da unha sem trauma ou motivo”, discorre (confira mais aqui).

O tolueno, por ser altamente volátil, é capaz de estimular várias reações. Quando ele evapora, entra em contato com diversas partes do corpo, segundo o farmacêutico Gabriel da Silva Bastos (saiba mais aqui).

Além de ocasionar problemas à saúde, os esmaltes convencionais também possuem diversos poluentes.

De acordo com o consultor em meio ambiente Alessandro Azoni, o acetato de etila, um dos componentes dos esmaltes, pode se infiltrar facilmente no solo, causando a  contaminação de lençóis freáticos (veja mais aqui).

O especialista afirma que, ao serem poluídos, esses mananciais abastecem lagos e rios e podem ser consumidos por animais, afetando o organismo deles (confira mais aqui).

Escolha esmaltes hipoalergênicos, veganos e naturais

Os esmaltes hipoalergênicos e naturais não possuem substâncias tóxicas e solventes que causam alergia. Além disso, os produtos veganos não levam ingredientes de origem animal e não são testados em animais.

Os fabricantes de esmaltes hipoalergênicos, veganos e naturais têm uma preocupação com os animais e o meio ambiente. Por isso, suas embalagens são livres de poluentes. Eles desenvolvem produtos que buscam a redução do consumo de energia e água, preservando o planeta (saiba mais aqui).

Existem empresas que produzem esmaltes hipoalergênicos, veganos e naturais utilizando nanopartículas de óleo de argan. Essa técnica penetra nas unhas, de forma direcionada e controlada, liberando o ativo. Isso ajuda no tratamento de unhas fracas e quebradiças, deixando-as ainda mais fortalecidas, bonitas e saudáveis (veja mais aqui).

Há esmaltes hipoalergênicos, veganos e naturais que possuem ativos vegetais e óleos essenciais. Eles, são livres, ainda, de ingredientes de origem animal e derivados do petróleo. Além disso, podem não conter conservantes sintéticos, parabenos, sulfatos e silicones (confira mais aqui).

Ao pintar e tratar suas unhas, dê preferência aos esmaltes hipoalergênicos, veganos e naturais. Assim, elas ficarão mais saudáveis e bonitas, além de garantir o bem-estar dos animais e a preservação da natureza.

*Fontes: O Globo; Carolina Ferolla; Ministério da Saúde; Uai; Tatiana Gabbi; O Dia; Twoone Onetwo

*Imagem: divulgação

Você também pode gostar de ler:

Alergia a cosméticos: escolha sempre produtos de qualidade

Hidratação das mãos: aposte em produtos veganos, orgânicos e naturais

Pés saudáveis e hidratados com produtos de qualidade e que respeitam a vida



Deixe seu comentário