Entrevista com Marcio Moreira sobre o Instituto Surya Solidária

0

O Instituto Surya Solidária tem foco em ações que levam a conscientização humanitária para o respeito a todas as formas de vida. Sua força motriz é a consciência de que os três pilares: direitos animais, direitos humanos e preservação do meio ambiente, se relacionam profundamente, criando uma coexistência harmônica.

O projeto também tem grandes sonhos, que já estão sendo realizados e promovendo o bem a todos que por eles são beneficiados!

Por isso, o portal Mimi Veg convidou uma das pessoas que faz parte da equipe, o Marcio Moreira, para falar sobre a Surya Solidária. Assim, todos poderão conhecer e saber mais sobre esta bela corrente de luz em prol dos animais, das pessoas e do planeta.

Confira o vídeo (clique aqui) que o Marcio fez para o canal do Youtube do Mimi Veg (inscreva-se aqui!) e saiba mais na entrevista que ele gentilmente nos concedeu a seguir sobre a Surya Solidária:

1- Marcio, conte pra nós como surgiu o Instituto Surya Solidária e os caminhos percorridos até hoje.

O Instituto Surya Solidária nasceu como um departamento de responsabilidade social da empresa de cosméticos veganos Surya Brasil, em meados de 2006. Surgiu com o objetivo de promover qualidade de vida e respeito a todas as formas de vida: animal, humana e vegetal.

Surya Solidária

Confira as atividades e ações que o Instituto Surya Solidária vem desenvolvendo

De lá pra cá, temos uma extensa lista de ações e atividades, como o resgate e adoção de uma família de porcos, em que a mamãe fugiu com seus filhotes de um abatedouro clandestino (estão conosco até hoje, desde 2009). Resgatamos e adotamos um cavalo; uma égua bem idosa e muito explorada por carroceiros; duas jumentas que foram abandonadas na rodovia Raposo Tavares – SP. Além deles, acolhemos coelhos, galo, galinhas, pombo, cachorros, gatos, porquinho da índia, entre outros.

Participamos da manifestação do uso de agrotóxicos e apoio à agricultura orgânica, lutando pelo direito à vida, assim como de outros atos a favor dos direitos animais. Formatamos parcerias com outras ONG’s; organizamos mutirões em santuários e palestras sobre veganismo, permacultura e qualidade de vida. Atuamos em várias edições da Virada Sustentável, oferecendo atividades e oficinas sobre sustentabilidade e preservação da natureza.

Coordenamos a Virada “É dos Bichos”. O evento tem 3 dias de atividades intensas para abordar direitos animais, onde apresentamos contação de história, palestras e exibições artísticas.

Organizamos passeios ciclísticos temáticos, convidando a população a praticar atividade física e a despertar para a importância da mobilidade humana, tendo a bicicleta como meio de transporte.

Surya SolidáriaElaboramos as Feiras Veganas Solidária, gerando oportunidade para diversas ONG’s e pequenos empreendedores, sem custo nenhum para participação. O foco é no trabalho coletivo: todos envolvidos ajudam com a divulgação e a organização dos eventos.  Ajudamos uma comunidade na adoção de uma praça, em uma verdadeira transformação de uma área verde. Hoje, conta com quiosque, horta de temperos e hortaliças orgânicas, árvores frutíferas, geladeira, biblioteca e parque para as crianças.

Crescemos, até que, em julho de 2015, nos tornamos uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com o objetivo de expandir nossas ações, ter maior autonomia e poder participar de editais.

2- Qual é o trabalho realizado por você e a Clélia na Surya Solidária?

Nós criamos, apoiamos e desenvolvemos atividades e ações com base em nosso tripé: Direitos Animais, Direitos Humanos e Preservação da Natureza. Com o veganismo sendo ferramenta e elo de ligação entre os elementos que formam essa base. Acreditamos que esses três pilares se complementam numa perfeita simbiose.

Nosso trabalho é despertar as pessoas para que busquem qualidade de vida, sejam pessoas questionadoras e exerçam seus direitos e deveres de cidadania. Resgatar a importância do contato com a natureza, preservá-la e viver em sintonia com a mãe terra.

Surya Solidária

Buscar o máximo de autonomia na produção de nosso próprio alimento. Qualquer pessoa em qualquer espaço pode ter sua horta orgânica. Proteger e respeitar todas as formas de vida que habitam nosso planeta: animal, vegetal e humana.

Todo nosso trabalho é pautado no veganismo, no amor incondicional e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

3- Descreva pra nós os sonhos da Surya Solidária, que beneficiam tantas pessoas, assim como os animais e o planeta.

Nossa, são muitos sonhos!

Queremos mostrar que é possível ter uma vida saudável e produzir boa parte de nosso alimento com hortas coletivas. Desejamos mostrar que as bases da economia colaborativa são uma realidade e que devemos ser consumidores conscientes.

Almejamos provar que é possível viver em harmonia com a natureza, animais e outras pessoas.

Surya SolidáriaTemos o sonho grandioso de ter nosso santuário para resgate e cuidados de animais silvestres. Um centro de triagem para resgatar, cuidar e reintegrá-los saudáveis para a natureza.

Juntamente a essas ações de resgate, queremos trabalhar com educação. Ensinar a criança a amar e cuidar da terra, dos animais, da água. Além de promover a aproximação das comunidades e oferecer atividades de conscientização ambiental e social, que incentivem a leitura, ensinem a plantar etc.

E já disse o querido messias Raulzito: “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Convidamos todos os sonhadores e idealistas a virem sonhar conosco e transformar tudo isso em realidade!

4- Quais são os serviços oferecidos pela Surya Solidária direcionados para empresas?

Surya Solidária  Temos diversas opções para empresas e escolas. Destacamos algumas a seguir:

– Oficina de copo de bambu, onde contextualizamos todo o processo do plástico. No fim, cada pessoa confecciona seu próprio copo de bambu;

– Jogos cooperativos com diversas possibilidades de atividades vivenciais, sempre com foco na comunicação, integração, cooperação e respeito;

– Bate-papo sobre consumo consciente e oficina de produtos de limpeza;

– Oficina de horta orgânica caseira;

– Voluntariado empresarial.

5- Deixe uma mensagem para as pessoas que gostariam de se tornar veganas e participar de alguma atividade que realmente transformasse a própria vida e a de outros seres sencientes.

Surya SolidáriaO ponto de partida para TUDO na vida é o “AMOR”. Procure trabalhar o AMOR em 3 fases. Primeiramente, SE AME, pois a partir do momento que nos amamos, damos um passo à frente para AMAR O PRÓXIMO.

Quando o indivíduo ama a si e ao próximo, ele estará preparado para algo muito maior, que é AMAR E RESPEITAR O MEIO ONDE VIVE E TODOS OS SERES QUE AQUI HABITAM.

Pesquisar opções de trabalhos voluntários. SERVIR! Praticar empatia, SORRIR sempre! O sorriso abre portas, conecta pessoas!

Praticar atividades físicas e buscar alimentação natural. Dar preferência aos orgânicos, sem nada de origem animal! Permita-se experimentar um estilo de vida mais saudável.

Por fim, olhe nos olhos de um animal. Assim, você vai enxergar o verdadeiro significado do amor e da pureza.

Contatos com o Instituto Surya Solidária:

Surya SolidáriaSite: http://www.institutosuryasolidaria.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/suryasolidaria/
Instagram: https://www.instagram.com/suryasolidaria/
Telefone: (11) 3197.5010 – ramal:1032 ou ramal: 1047
QUERO SER UM VOLUNTÁRIO: contato@institutosuryasolidaria.org.br
DOAÇÕES: Banco Bradesco, agência 0421-9, conta corrente 267914-0

*Fonte e imagens: Marcio Moreira



Deixe seu comentário