Entrevista com Eliana Trujillo, autora do livro de histórias e receitas veganas infantis “Leporim”

0

Eliana Trujillo, natural de São Paulo, é escritora, ilustradora e vegana. Ela criou o livro “Leporim – Aventuras e receitas da feiticeira vegana”, uma linda obra ilustrada, repleta de aventuras e deliciosas receitas!

Assim que tivemos contato com o livro Leporim, ficamos encantados! As ilustrações lindas, a capa, as histórias e receitas de dar água na boca chamaram muito a atenção! Desta forma, o portal Mimi Veg convidou Eliana para falar mais sobre este belo trabalho direcionado para crianças, adultos, veganos, intolerantes à lactose, pessoas com restrições alimentares e todos aqueles que gostam de comida boa e fácil de fazer.

Assista ao vídeo que Eliana fez para o Mimi Veg aqui e saiba mais sobre o livro Leporim na entrevista a seguir:

1- Fale sobre o conteúdo do Leporim e conte pra gente qual foi sua inspiração para escrevê-lo.

Leporim é um livro que une literatura e culinária. A história contada se passa em uma floresta encantada chamada Leporim, onde vivem feiticeiros e seres encantados. A feiticeira, Isilda Strega, narra cada capítulo contando suas aventuras durante o período em que viveu na floresta. Cada aventura contada é referente a origem de uma receita vegana (“feitiços”). Através de um cenário lúdico, o livro mostra que os animais também são seres sencientes, que os seres humanos precisam tratar a natureza de forma mais respeitosa e amorosa, para que nosso futuro seja mais justo e harmonioso. Para falar sobre o veganismo o livro aborda outros temas importantes e diretamente ligados à causa. No decorrer dos capítulos a narradora passa diversas mensagens. Alguns exemplos são: preservação do meio ambiente, amor ao próximo, empatia, compaixão, alimentação e hábitos saudáveis.

Eliana Trujillo

A ideia surgiu em 2015. Naquele ano eu estava em transição para o veganismo, o que me encorajou a pesquisar sobre culinária e nutrição. Inspirada por meus sobrinhos, comecei a fazer um pequeno livro de receitas veganas e interativo, para dar de presente a eles. Aos poucos criei coragem e ampliei o projeto, tornando-o mais completo para poder publicá-lo. Decidi então, que o livro seria a união de várias de minhas paixões como o amor que tenho pelos animais, fantasia, arte e o universo da criação.

2- O que significa Leporim e por qual motivo escolheu este nome para o livro?

Leporim é o nome de uma semente mágica que dá origem a uma floresta encantada. Tem referência à palavra “Leporem” que, do latim, significa “encanto”.

Eliana Trujillo

3- As crianças são muito criativas, curiosas e muitas estão encantadas pelo Leporim (adultos também!). Quais receitas elas mais gostam de fazer e por qual motivo?

As crianças adoram as receitas dos bolos e do cookie. São práticas e eles podem participar bastante na hora do preparo. Dependendo da idade da criança, a ajuda dos pais acontece somente no final, quando a receita precisa ir ao forno. (no entanto, sempre pedimos a supervisão de um adulto, durante todo o preparo).

Eliana Trujillo

4- Que tipo de retorno as pessoas estão te dando sobre a mensagem vegana que o livro oferece?

Muitas pessoas que não são veganas ou estão em transição, comentam que a mensagem foi passada de uma maneira leve e convidativa. Aqueles que já são veganos contam que, dessa forma, fica mais fácil introduzir o assunto para seus conhecidos, tanto para as crianças, como para os adultos.

Eliana Trujillo

5- Deixe uma mensagem para as pessoas que acreditam que a culinária vegana é “sem graça” ou muito difícil de fazer no dia a dia, ainda mais quando é direcionada para crianças.

Para aqueles que acreditam que a culinária vegana é “sem graça” ou muito difícil de preparar, enganam-se. A culinária vegana pode ser adaptada para diversos gostos. Podemos usar maior variedade de alimentos combinados com criatividade e praticidade. Com ingredientes mais saudáveis e mais baratos que os convencionais, podemos criar receitas tanto inovadoras, como bem parecidas com as tradicionais. Assim, agradamos diversos públicos. Acredito que o importante é se abrir para esta experiência, se permitir experimentar novos alimentos, novos sabores, considerando o veganismo como uma forma de cuidar dos animais, do planeta e, consequentemente, de si mesmo.

Eliana Trujillo

Sobre Eliana Trujillo – autora de Leporim

Eliana TrujilloEliana Trujillo é escritora, ilustradora e vegana.

Inspirada por seus sobrinhos criou Leporim, um mundo mágico que une suas grandes paixões: o amor pelos animais, a culinária, a arte e a fantasia.

Decidida a compartilhar histórias desta floresta encantada com outras crianças, escreveu e ilustrou o livro Leporim – Aventuras e receitas da feiticeira vegana, pois acredita que, por meio desta obra, possa inspirar crianças e adultos a construírem um futuro mais consciente e seguro para os animais.

Contatos com Eliana Trujillo e o livro Leporim:

Site: https://www.leporim.com.br
Email: eliana.tru@gmail.com  
Facebook: https://www.facebook.com/livroleporim/
Instagram: https://www.instagram.com/leporimlivro
Fone: (11) 99884-5133

*Fonte e imagens: Eliana Trujillo

*Obs: Todas as informações e declarações são de responsabilidade do entrevistado.



Deixe seu comentário