Entrevista com a chef Jana Pinheiro

0

A entrevista deste mês é com a querida chef Jana Pinheiro! Tive o imenso prazer de trabalhar com ela há alguns anos e nos reencontramos com nossas vidas completamente modificadas, mas com um ponto maravilhoso em comum: o veganismo!

Jana é vegana, natural de Porto Alegre, e possui um canal no Youtube  (acesse aqui) onde compartilha deliciosas receitas, com o objetivo de ajudar as pessoas a produzirem pratos rápidos, fáceis e livres de crueldade animal.

Ela também disponibiliza em seu site diversos serviços, como Chef privado, Coaching, Planejamento de refeições e Oficinas, entre outros.

Assista ao vídeo (clique aqui) que Jana fez para o canal do Youtube (inscreva-se aqui) do Mimi Veg e saiba mais sobre o belo trabalho que ela realiza na entrevista que gentilmente nos concedeu abaixo. Leia e encante-se!

1- Como o veganismo surgiu na sua vida e qual foi a maior motivação que a fez aderir a esta filosofia de vida?

Desde muito pequena eu amo animais. Nunca gostei de comer carne e jamais ingeri ovos nem frutos do mar, em nenhum momento tive vontade. Minha mãe conta que com 3 anos eu vi um caminhão descarregando carne para um açougue e dei um escândalo. Chorei uma semana, diz ela.

Aos 5 anos de idade passei a páscoa na fazenda de uma tia e recordo de brincar diariamente com um bezerrinho. Até que um dia ele não apareceu e descobri que tinha sido abatido. Esse acontecimento mudou a minha vida. Naquele momento foi feita a conexão, os animais são amigos e não comida.

 

Jana Pinheiro

2- E o amor pela culinária vegetariana estrita? Conte pra nós sua trajetória como chef.

Nasci e cresci no sul e a culinária sempre se fez muito presente na vida familiar. Acompanhava minha avó na cozinha e desde muito pequena fazia pães e bolos com ela. Pra mim era como brincar na rua, uma diversão. Mas nunca imaginei que me tornaria chef.

Tive várias profissões: comissária de bordo, estilista. Mas, embora contente, nunca me senti completamente realizada profissionalmente. Faltava algo, sabe? Até que me mudei para Nova York e lá resolvi me profissionalizar.

E, desde então, é só o que faço e posso dizer que hoje em dia estou feliz e completa profissional e pessoalmente, pois a culinária vegana é mais do que o simples ato de cozinhar. É uma forma de amor e respeito ao planeta e aos que nele habitam.

Jana Pinheiro

Confira as dicas e os trabalhos da chef Jana Pinheiro:

3- O que as pessoas mais gostam de comer: doces ou salgados? Tem algum prato que você percebe que é o mais desejado?

Acho que são os salgados, sem dúvida. Os pratos mais pedidos são da gastronomia italiana, ou algo mais sofisticado, como um elaborado boeuf borguignon e escalopes ao molho de champagne. A sobremesa mais solicitada nos meus jantares é o tiramisu e a panna cotta de matcha.

Chef Jana Pinheiro

4- A culinária se reinventa a cada dia. Como você vê a influência do veganismo na escolha alimentar atualmente?

Sem dúvida cada vez mais notamos a volta às origens nas cozinhas dos restaurantes. As pessoas estão pedindo mais pratos veganos e os estabelecimentos oferecem pratos bárbaros feitos inteiramente à base de plantas. O que era antes tendência, veio agora para ficar e cresce exponencialmente no mundo todo. Isso é fantástico.

 

Jana Pinheiro

 

5- Fale dos serviços que você disponibiliza e dê algumas dicas rápidas e fáceis para as pessoas que acham que adotar a alimentação vegetariana estrita é muito difícil e cara.

Atualmente, estou me dedicando muito ao meu canal no YouTube e essa parte consome um tempo considerável, sem dúvida. Mas sempre consigo cozinhar para eventos particulares e nos workshops, que tanto amo fazer. As pessoas me contratam para ir às suas casas e fazer alguns pratos com seus convidados. Todos amam.

Quanto à alimentação vegana ou vegetariana ser cara ou barata, o que deve ser levado em conta são as prioridades e os hábitos alimentares das pessoas. Se você tem gostos exorbitantes e pretende virar vegano no mesmo estilo, vai custar o mesmo valor como era quando comia alimentos de origem animal.

Em contrapartida, se você tem uma rotina e alimentação mais frugal e quer virar vegano, provavelmente vai continuar na mesma base de custos. Ou seja, existe veganismo para todos os gostos e bolsos.

Jana Pinheiro

Contatos com a chef Jana Pinheiro:

Jana Pinheiro
Site: www.chefjanapinheiro.com

Email: jana@chefjanapinheiro.com

Facebook: chef Jana Pinheiro

Instagram: @chefjana

Youtube: Chef jana Pinheiro 

 

 

*Fonte e imagem: Jana Pinheiro



Deixe seu comentário